Início

Panorama do Comércio.

No Distrito Federal, vendas do varejo interrompem sequência de quedas e crescem 1,8% em 2023

37 mil vagas de emprego formal foram criadas no último ano

As vendas do varejo ampliado cresceram 1,8% em 2023 no Distrito Federal. O resultado interrompe uma sequência de três anos consecutivos de queda das vendas do segmento, que contempla todas as atividades comerciais do DF. Os dados são do Panorama do Comércio, levantamento mensal divulgado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF).

Apesar do resultado positivo, o detalhamento dos dados por atividades comerciais mostra que o crescimento não foi homogêneo. Das 11 atividades analisadas pelo IBGE, seis apresentaram alta e cinco apresentaram queda das vendas em 2023. O segmento de veículos, motocicletas, partes e peças automotivas se destacou com alta de 20,3%.

Para o presidente da CDL-DF, Wagner Silveira, os números reforçam a lenta retomada da economia local que, por ser fortemente dependente do setor de serviços, sofreu um impacto maior da pandemia.

“O resultado positivo do varejo ampliado e a oscilação de menos de 1% demostram a lenta retomada do setor de comércio. Esperamos que os dados positivos de 2023 não sejam apenas uma oscilação, mas sim uma tendência de retomada para a economia local”, afirma Wagner.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) trazidos pelo Panorama, mostraram que, em 2023, o saldo de vagas formais criadas no Distrito Federal foi de 36.968. O resultado ficou abaixo do saldo de 2021 e 2022, quando o mercado de trabalho ainda se recuperava da queda do primeiro ano de pandemia.

Confira o documento completo aqui

FEVEREIRO – 2024

DOWNLOAD

Confira os dados completos no documento abaixo e no site https://cdldf.com.br/

Panorama do Comércio DF

Sede: SIA Trecho 17 VIA IA-4, Lote 815 - Zona Industrial, Brasília - DF, 71200-260

(61) 3218-1400