A semana foi marcada pelo VII Fórum Nacional do Comércio, promovido pela CNDL. Durante dois dias, 21 e 22, o Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, recebeu mais de 700 líderes do varejo, empresários e autoridades públicas. O evento reafirmou o papel do Fórum como o maior encontro do setor para debater desafios, expectativas e caminhos concretos para o futuro do comércio e serviços no Brasil.
A abertura do Fórum foi prestigiada por representantes da diretoria da CNDL, presidentes de CDLs de todas as regiões do país, o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, e o presidente da CDL-DF, Eduardo Rodrigues. O presidente da CNDL, José César da Costa, foi destaque na solenidade, trazendo uma mensagem de reconhecimento ao papel fundamental dos empresários na economia nacional. “Hoje reunimos aqui pessoas que movem o Brasil. Gente que acorda cedo, enfrenta desafios, acredita nos seus sonhos e faz a economia acontecer todos os dias, em cada cidade, em cada loja, em cada negócio. O comércio é a alma viva do nosso país. É no comércio que o Brasil pulsa, gera oportunidades e constrói caminhos de desenvolvimento,” afirmou Costa.
O secretário José Humberto, representando o Governo do Distrito Federal, reforçou o compromisso do poder público com o setor produtivo: “Todo e qualquer empresário precisa ter no seu dia a dia um governo que não o atrapalhe. Quem dá emprego, quem fomenta a economia, quem gera renda é o empresário,” pontuou, destacando os pilares da simplificação, incentivo e segurança jurídica.
Durante o evento, lideranças de CDLs de todo o Brasil deram o tom do trabalho coletivo e associativo que marca o Fórum. Para Eduardo Rodrigues, presidente da CDL-DF, essa união é essencial. “Participar do Fórum Nacional do Comércio é uma oportunidade única não só para entender o nosso setor, mas também para fortalecer o associativismo. É na união de forças que conseguimos alinhar expectativas, compartilhar vivências e mostrar o verdadeiro potencial do varejo brasileiro no cenário nacional. Tenho certeza de que cada participante sairá mais preparado e inspirado para contribuir com o desenvolvimento do comércio no Distrito Federal e em todo o Brasil”, reforçou Eduardo.
Rodrigues também destacou a representatividade expressiva desta edição, com mais de 800 participantes: “Estamos aqui com mais de 800 participantes de todo o Brasil, representantes do governo federal, governo do Distrito Federal, presidentes de entidades, presidentes de federações, todos debatendo os temas para que possamos seguir em frente em nossa luta, sempre buscando a melhoria para o nosso varejo. Todos os fóruns realizados até hoje foram um sucesso absoluto, e a sétima edição não está sendo diferente. O objetivo deste encontro é fortalecer cada vez mais o nosso setor, aprimorar o comércio em todo o Brasil e trazer debates que resultem em ações concretas para o futuro do varejo.”
O VII Fórum Nacional do Comércio, com o tema “Novas Fronteiras da Política e dos Negócios”, promoveu painéis de alto nível sobre política econômica, reforma tributária, crédito, inovação e tecnologia, colocando em pauta o protagonismo do Congresso Nacional e a urgência de diálogo aberto entre setor produtivo e poder público.
Segundo Costa, “este ano, o nosso fórum teve um tema muito especial, reflete o momento que vivemos. O diálogo entre o setor produtivo e o poder público é essencial para abrir caminhos, remover barreiras e impulsionar o crescimento do país.”
O Fórum Nacional do Comércio reafirma a importância da união, do engajamento associativo e das parcerias construídas entre lideranças empresariais e autoridades para superar obstáculos e impulsionar o desenvolvimento do varejo brasileiro.













