O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Segundo a CNDL/SPC Brasil, a expectativa é de R$ 27,13 bilhões movimentados nacionalmente, com mais de 106 milhões de consumidores indo às compras. O gasto médio por presente será de cerca de R$ 255, e os itens mais procurados continuam sendo roupas, cosméticos e calçados.
No Distrito Federal, a CDL-DF percebe comportamento semelhante ao nacional, com lojistas já preparados para a demanda em lojas físicas e online. Mesmo diante de desafios como inflação acima de 5% nos últimos 12 meses (IPCA-DF), os consumidores seguem pesquisando preços e valorizando promoções.
Um dado de atenção: 35% dos consumidores que vão comprar presentes têm contas em atraso, e a inadimplência no DF cresceu 12,3% no último ano. Por isso, a CDL-DF reforça: planeje a compra, pesquise e prestigie o comércio local, sempre com responsabilidade financeira.
A CDL-DF segue atenta em apoiar comerciantes e consumidores, incentivando as compras conscientes e o fortalecimento dos negócios do DF.