Varejo do DF cresce 5%, mas desaceleração e desafios econômicos impulsionam cautela redobrada para o segundo semestre

WhatsApp Image 2025-07-18 at 14.23.14 (2)

O novo Panorama do Comércio, divulgado pela CDL-DF, indica que as vendas do comércio varejista no Distrito Federal acumularam alta de 5,0% no período de janeiro a maio de 2025, segundo dados do IBGE. No varejo ampliado, que inclui atividades mais diversas, o crescimento foi de  2,5%.

 

Apesar de positivos, esses números mostram uma desaceleração significativa: para comparação, em 2024, o varejo ampliado cresceu 7,7%, frente aos 2,5% acumulados este ano. Essa moderação já reflete os impactos da alta dos juros e da persistência da inflação, que, medida pelo IPCA em Brasília, acumulou 5,4% nos 12 meses encerrados em junho de 2025, puxada principalmente por Transportes e Alimentação. A situação é agravada pela inadimplência crescente: o número de consumidores negativados no DF avançou 12,3% na comparação anual (jun/25 vs. jun/24), e o número de dívidas em atraso cresceu 18,1% no mesmo período. “Os números do primeiro semestre demonstram a força do nosso comércio, mas a desaceleração acende um alerta, especialmente com o aumento da inadimplência. O segundo semestre demandará muita cautela e planejamento, com juros altos e incertezas no radar”, afirma o presidente da CDL-DF, Eduardo Rodrigues.

 

Diante deste cenário desafiador, a conjuntura econômica do segundo semestre, marcada por juros elevados e incertezas como a questão tarifária envolvendo o setor externo brasileiro e o mercado americano, exigirá do varejo do Distrito Federal ajustes e reavaliações de estratégias. A capacidade das empresas de responder com flexibilidade a esse ambiente volátil será determinante para o desempenho do comércio nos próximos meses, demandando atenção redobrada na gestão financeira e na concessão de crédito. “É um momento de redobrar a atenção, planejar com rigor e buscar a máxima eficiência para atravessar os desafios que se apresentam e garantir a sustentabilidade de nossos negócios”, complementa Eduardo Rodrigues.

O Panorama do Comércio no DF é produzido a partir de dados do IBGE, Caged, FGV, SPC Brasil, CDL-DF e BCB.

Matérias Relacionadas

O que está buscando?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors