Evento reuniu autoridades locais, lideranças empresariais e entidades do setor produtivo para entender os cenários e desafios dos próximos 16 anos

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (19), o livro “O Futuro do Varejo do Distrito Federal – Horizontes 2030 e 2040”, em um evento que reuniu empresários, autoridades e líderes do setor na sede da entidade. A publicação, baseada em um amplo estudo sobre o comércio local, apresenta as principais tendências e desafios que moldarão o varejo nos próximos anos, abordando temas como inovação, sustentabilidade e o impacto das novas demandas dos consumidores.
O ex-presidente da CDL-DF e idealizador do novo estudo, Wagner da Silveira, destacou a importância da pesquisa para o fortalecimento do setor: “Este livro é um marco para o varejo do Distrito Federal. Precisamos estar preparados para um cenário em constante transformação, e compreender as tendências é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. A modernização do setor passa pelo entendimento da tecnologia, da nova legislação e do comportamento do consumidor.”
Já o atual presidente da CDL-DF, Eduardo Rodrigues, reforçou a relevância do material como um guia para empresários e formuladores de políticas públicas:
“Nosso objetivo com essa publicação é fornecer um panorama detalhado do varejo e contribuir para que os empreendedores do DF possam se antecipar às mudanças. O setor precisa estar alinhado às novas exigências do mercado, à influência das gerações Z e Alpha, bem como às oportunidades que surgem com a transformação digital.”
O estudo foi conduzido pelo instituto de pesquisa Neocom, liderado por Alexandre Ayres, que também foi responsável pelo primeiro levantamento sobre o varejo do DF, realizado em 2004, sob a gestão do então presidente da CDL-DF, o empresário Ennius Muniz.