A equipe do Projeto Cativando Sorrisos, formada por 9 profissionais do Sesc/DF e da Fundação CDL/DF, realizou nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, uma reunião técnica para o fechamento das atividades de 2025 e o planejamento e alinhamento das ações para 2026.
O encontro marcou a consolidação de mais um ano de trabalho conjunto, com resultados expressivos. Em 2025, seis instituições receberam o Odontomóvel, possibilitando o atendimento de 762 crianças, com a realização de 3.500 consultas e mais de 9.000 procedimentos odontológicos.
A parceria entre o Sesc/DF e a Fundação CDL/DF entrou em seu quarto ano de atuação, alcançando um modelo de trabalho aperfeiçoado e eficiente, com as duas instituições atuando de forma coesa e proativa para atender um público extremamente carente de cuidados odontológicos — que, muitas vezes, chega a aguardar entre seis e oito meses por atendimento na rede pública.
Ao longo desses três anos de parceria, cerca de 3.000 crianças de 19 instituições já foram beneficiadas pelo projeto.
Entre os procedimentos realizados estão restaurações em resina, raspagem supragengival, orientação de higiene bucal, orientação de dieta, aplicação tópica e verniz de flúor, suturas, odontograma, tratamento endodôntico, selantes, exodontias de dentes decíduos, elaboração de plano de tratamento e sessões de laserterapia.
As profissionais que atuam nas unidades móveis destacam que convivem com realidades muito distintas daquelas encontradas em consultórios convencionais. Segundo elas, a oportunidade de estarem próximas da realidade de seus pacientes e de suas famílias, nos locais onde vivem, contribui para serem profissionais mais ágeis, humanizadas e versáteis.
Durante a reunião, foi reafirmado o compromisso de trabalhar com profissionais que reúnam competências técnicas, mas também apresentarem soft skills imprescindíveis como engajamento, ética, comunicação horizontal e devoção, para continuar transformando histórias.
O objetivo é possibilitar que jovens que, muitas vezes, como foi um caso concreto, deixavam de frequentar a escola por problemas de saúde bucal, possam recuperar sua autoimagem, confiança e qualidade de vida.
A Fundação CDL/DF também reafirmou a intenção de continuar aprimorando os processos e o modelo de atuação do Cativando Sorrisos, e compartilhou o sonho de adquirir um veículo equipado para esterilização e realização de radiografias, o que permitirá otimizar ainda mais os atendimentos e ampliar o alcance do projeto, beneficiando um número ainda maior de crianças e adolescentes no Distrito Federal.











