
Na última quarta-feira, 26 de novembro, o Parque Nicolândia se transformou em um cenário de pura alegria. Fechado ao público, o espaço recebeu 700 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento do Distrito Federal para participar de mais uma edição do *Natal Solidário Álvaro José da Silveira 2025* – um evento que, desde 2009, reescreve histórias e oferece diversão, acolhimento e esperança.

Momento Mágico
Para muitas dessas crianças, aquela tarde representou a oportunidade de vivenciar um dia fora da rotina, um espaço onde puderam simplesmente ser crianças. Com acesso livre a todos os brinquedos, lanches à vontade e, ao final, um kit completo contendo roupas, calçados e brinquedos — tudo cuidadosamente montado e personalizado por idade e gênero — a ação é um gesto de dignidade e reconhecimento.
“Este ano, atendemos um recorde de 700 crianças e adolescentes, graças ao trabalho incansável da diretoria da Fundação CDL. É gratificante vivenciar este momento e contemplar essas crianças todo ano com uma tarde de tanta alegria”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-DF), Eduardo Rodrigues. “Importante lembrar que este ano o Natal Solidário homenageou o presidente do conselho curador, o inesquecível Álvaro José da Silveira. Tenho certeza que ele estaria com a gente, como esteve em tantos anos anteriores”, relembra.

O coração por trás da ação
Nenhum evento dessa magnitude acontece sem liderança, visão e dedicação. A presidente da Fundação CDL, Andrea Vasquez, é a força motriz que mantém essa corrente de solidariedade funcionando há anos. “O Natal Solidário e parte do propósito da Fundação e envolve não só os empresários, mas também voluntários que fazem tudo acontecer. Essa festa começa dois meses antes, com a listagem das crianças, compra dos produtos e montagem dos kits. Dá muito trabalho, mas tudo culmina nesse dia maravilhoso”, explica Andrea, destacando o trabalho minucioso que precede o evento.
A presidente acrescenta: “É muito especial estar aqui hoje. Essa corrente de generosidade só é possível graças ao apoio da CDL Master, de toda a diretoria da CDL, das diretoras da Fundação e, especialmente, de voluntários e voluntárias que estiveram aqui do começo ao fim. É preciso ainda agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram com as doações para compra dos kits — vocês fizeram a diferença na vida dessas crianças”.
O destaque chegou ao seu auge por volta das 16h30, quando as sirenes do Corpo de Bombeiros anunciaram a chegada triunfal do Papai Noel. Os olhares curiosos se voltaram para a entrada do parque, e a alegria tomou conta de cada canto daquele espaço. Os sorrisos das crianças, que já eram gigantes ao longo da tarde, ficaram ainda maiores quando puderam tirar fotos com o Bom Velhinho.

Um fim de ano repleto de significado
Chegar a mais um fim de ano, a mais um Natal com a missão cumprida é motivo de celebração genuína. A Fundação CDL não apenas realiza o Natal Solidário — ela mantém acesa uma chama de esperança durante todo o ano com projetos como Cativando Sorrisos, a Páscoa Solidária, o projeto Conectados, Kit do bem para o HMIB, Intersonhos e tantos outros que transformam realidades
.
“Cada iniciativa é um testemunho de que é possível superar desafios e fazer diferença na vida de quem mais precisa”, ressalta Andrea Vasquez. “Chegamos ao fim de mais um, ano com a certeza de que, graças ao trabalho incansável da equipe, voluntários e apoiadores, 700 crianças terão uma memória afetiva de um dia mágico — e isso, verdadeiramente, é o espírito do Natal”, finaliza a presidente da Fundação.












