“A experiência em Osaka foi enriquecedora e transformadora. Foi possível ver de perto soluções inovadoras, conhecer tecnologias de ponta e construir pontes importantes com líderes globais. Todo esse conhecimento adquirido será compartilhado com nossos associados, porque acreditamos no potencial de replicar as melhores práticas e fortalecer o comércio local”, afirma Eduardo Rodrigues, presidente da CDL-DF.
Durante a Missão Osaka, os representantes do Sebrae, empresários e diretores da CDL vivenciaram uma programação intensa, incluindo visitas técnicas à Expo World Osaka, universidades e institutos de inovação. O foco das agendas foi o modelo japonês de incentivo à tecnologia, especialmente pelo apoio massivo às startups como resposta à escassez de mão de obra no país.
Para o diretor Henrique Alencar, o grande destaque são as startups. “As inovações que vimos são impressionantes. As startups são o centro das atenções: elas desenvolvem tecnologias capazes de suprir a falta de mão de obra, incorporam robótica e automação nos negócios e apostam na sustentabilidade como diferencial”, comenta. Ele conta também que foi marcante entender como o Japão transforma desafios demográficos em oportunidades, acelerando processos de incubação e apoiando empresas desde a ideia até a maturidade. Além disso, a Expo Osaka foi palco de grandes marcos históricos e tecnológicos, como a apresentação mundial do telefone e a construção da maior estrutura de madeira do planeta, que pode se tornar símbolo turístico na cidade. Henrique completa: “esses exemplos inspiram e mostram caminhos práticos para o futuro do comércio aqui no DF”.
A missão da CDL-DF reforça o compromisso de conectar o varejo brasiliense às tendências mundiais, impulsionando competitividade, inovação e práticas sustentáveis para todos seus associados.