Empresários do DF intensificam programação na Missão Osaka 2025

missão osaka

A missão técnica empresarial promovida pelo Sebrae segue com agenda intensa em Osaka, Japão, colocando Brasília na rota da inovação global. O grupo, formado por 54 representantes de diversas regiões – incluindo diretores e associados da CDL do Distrito Federal, empresários e representantes do Sebrae de Boa Vista (RR), Amazonas e Amapá –, tem participado de visitas técnicas a universidades, institutos de apoio a startups e empresas de alta tecnologia.

Segundo Henrique Alencar, diretor da CDL-DF, “a rotina aqui é muito intensa, muito corrida. Saímos cedo, passamos o dia todo em compromissos, fazendo visitas técnicas a centros de referência em inovação, pequenos e médios negócios, robótica e apoio a startups. O calor e o ritmo puxado tornam a experiência ainda mais desafiadora, mas é muito rica e o grupo está bastante engajado. O grande destaque por aqui é o apoio às startups e as soluções para enfrentar a escassez de mão de obra local, dado o envelhecimento da população e a falta de sucessores para as empresas familiares”.

Missão Osaka inicia programação em Dubai

Nas visitas, a delegação conheceu centros como a Universidade de Osaka e o SME (Small and Medium Enterprise Support), equivalente ao Sebrae brasileiro, referência em apoio à criação e desenvolvimento de startups e negócios inovadores. “Aqui, todos falam muito sobre incubadoras, aceleração e os desafios de sucessão nas pequenas empresas. Aproximadamente 70% das empresas japonesas são familiares e enfrentam o risco de fechar por falta de sucessores, já que o crescimento demográfico é baixo e o país preserva regras rígidas à imigração. Então a inovação e a automação são questões de sobrevivência no ambiente empresarial japonês”, pontua Henrique.

Para Eduardo Rodrigues, presidente da CDL-DF, a participação nesta missão é estratégica: “É fundamental que nossos empresários estejam conectados com as tendências mundiais. Trazendo essas experiências de países referência em tecnologia e inovação, como o Japão, queremos ampliar a visão do nosso varejo e preparar o DF para os desafios do futuro. O conhecimento adquirido aqui deve impulsionar a competitividade do comércio brasiliense, trazendo ideias de sustentabilidade, digitalização e transformação de processos”.

A missão segue até 22 de setembro, com programação que inclui participação na Expo World Osaka, encontros com especialistas internacionais, visita a hubs de inovação e intercâmbio com líderes empresariais, promovendo a abertura de mercados e a formação de parcerias globais.

Matérias Relacionadas

O que está buscando?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors