A Missão Técnica Empresarial Internacional EXPO WORLD OSAKA 2025, organizada pelo Sebrae no DF, com participação de empresários e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, CDL-DF, já está em Dubai para a primeira etapa da programação. O grupo iniciou as atividades com visitas a centros estratégicos voltados à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico dos Emirados Árabes Unidos.
O primeiro destino foi a in5, uma das incubadoras e aceleradoras de startups mais importantes da região. Reconhecida pelo apoio à criação, aceleração e internacionalização de novos negócios, a in5 oferece infraestrutura, assessoria e oportunidades de networking para centenas de startups desde 2013, com atuação forte nos ramos de tecnologia, mídia, design e, mais recentemente, ciência e sustentabilidade. O grupo da missão conheceu as iniciativas da in5 voltadas tanto à tecnologia quanto à sustentabilidade, observando exemplos concretos de políticas de fomento à inovação.
O presidente da Câmara de Dirigentes lojistas do DF, Eduardo Rodrigues, conta que está sendo uma experiência inspiradora. “Dar início à Missão Osaka por Dubai é uma experiência transformadora para o grupo da CDL. As visitas técnicas aqui já nos mostram como a inovação e a tecnologia podem ser impulsionadas por ambientes favoráveis, como incubadoras e centros financeiros que apoiam startups e atraem talentos do mundo inteiro”, resume.
Ele também acredita que a troca internacional “nos inspira a buscar soluções criativas para fortalecer o varejo e adaptar as melhores práticas globais à realidade do Distrito Federal. Essa missão é uma oportunidade única de aprendizado e conexão, que certamente trará resultados concretos para os nossos empresários e para o desenvolvimento econômico da nossa região.”
Na sequência, os participantes visitaram o Dubai International Financial Centre (DIFC), considerado um dos principais centros financeiros globais da cidade. O DIFC oferece atrativos como subsídios e espaços de coworking subsidiados, facilitando a instalação de empresas de tecnologia internacionalmente, desde que cumpram critérios do governo local. Empresas aprovadas podem se beneficiar de custos significativamente reduzidos e acesso a um ambiente voltado ao incentivo à inteligência artificial e à atração de talentos mundiais no segmento tech.
O diretor da CDL, Henrique Alencar, ressalta: “Dubai está implementando políticas para se tornar referência em inteligência artificial, oferecendo incentivos especiais para atrair talentos e empresas de tecnologia do mundo todo, criando um ambiente favorável à inovação”.
Para os diretores da CDL, essas visitas ampliam o entendimento do grupo sobre políticas públicas, modelos de incubação e práticas que estimulam o desenvolvimento tecnológico e empreendedor em Dubai — temas que servirão de referência para as próximas etapas da missão e poderão ser aplicados também à realidade do Distrito Federal.
Além da diretoria da CDL, estão em Dubai o presidente do conselho do Sebrae, Ferando Cézar, o presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta e o conselheiro da CDL, Ennius Muniz.
A agenda da Missão segue com visitas a ambientes de inovação em Tóquio e, posteriormente, nas atividades técnicas da Expo World em Osaka.