O evento, realizado na sede da CDL/DF debateu as principais evoluções do setor e desafios para o futuro
Na última terça-feira (05), a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL/DF), em parceria com o Sebrae no DF, realizou uma palestra com Tony Ventura e Renato de Castro, marcando o encerramento das atividades do projeto Futuro do Varejo. Esse projeto, desenvolvido ao longo do semestre, reuniu diversos setores do varejo para mapear cenários futuros e entender oportunidades de crescimento. O evento, realizado no auditório da CDL/DF, contou com a presença de representantes de sindicatos patronais e de importantes lideranças do setor.
O presidente da CDL/DF, Wagner Silveira destacou que o objetivo foi promover atualização e aprendizado ao setor, visando aumentar a competitividade por meio das tecnologias que moldam o presente e da compreensão das tendências futuras. “Estamos em uma fase em que o conhecimento será cada vez mais necessário. Nos próximos 10, 15, 20 anos, muitas coisas que vemos hoje estarão transformadas, e muitas profissões que conhecemos também serão renovadas, com novas áreas emergindo.”
Dividido em duas abordagens essenciais para o varejo, o evento destacou a importância da atualização constante em um mercado em rápida transformação. Renato de Castro abordou o tema sob uma perspectiva estratégica, destacando que a tecnologia funciona como um organismo vivo, que requer um ecossistema adequado para evoluir e agregar valor.
Já Tony Ventura trouxe uma abordagem prática, mostrando que a tecnologia é mais que uma tendência passageira: é uma ferramenta indispensável para otimizar processos e aumentar a competitividade. O evento foi finalizado com a expectativa pelo lançamento do livro O Futuro do Varejo no Distrito Federal – Horizonte 2030/2040, previsto para o início de 2025 pela CDL/DF. A obra consolidará os estudos e cenários construídos ao longo do ano, trazendo as perspectivas de diversos grupos de interesse do setor varejista e será de grande auxílio para empresários e comerciantes.