As cinco etapas do Fórum Futuro do Varejo foram concluídas com sucesso. Durante os encontros, foram analisadas as percepções de diferentes grupos, como associados da CDL/DF, representantes do Sebrae, sindicatos varejistas, estudantes acadêmicos e, nessa última etapa, membros do governo. Esse estudo, realizado em parceria com a Neocom e com apoio do Sebrae, permitiu a coleta de percepções relevantes sobre o futuro do varejo no Distrito Federal.
O público-alvo da pesquisa inclui pequenos comerciantes, segmento que enfrenta uma alta taxa de mortalidade, com 30% das empresas varejistas encerrando suas atividades antes de completarem cinco anos. O cenário construído durante o último encontro apresentou uma visão positiva em relação às questões abordadas, com destaque para o panorama otimista projetado para 2030.
Coordenador e sócio da Neocom, Alexandre Ayres, destacou a diferença de perspectivas entre os empresários associados à CDL/DF e os representantes de outros setores. No primeiro encontro, os associados da entidade demonstraram uma visão mais pessimista sobre o futuro. “Eu achei muito interessante, no contexto do livro, existir essa opinião divergente dos empresários, porque a gente consegue fazer um contraste em uma visão de futuro de quem faz a política pública contra uma visão de futuro de quem recebe a política pública.”.
O presidente da CDL/DF, Wagner da Silveira reforçou a importância da pesquisa e da preparação para os cenários futuros que o empresariado varejista enfrentará. Ele ressaltou que o estudo ajudará lojistas e empresários a se capacitarem para sobreviverem às transformações do setor, além de estimular a capacitação de seus colaboradores, já que as empresas entrarão em uma nova fase de desafios e oportunidades.
Wagner também ressaltou que as gerações futuras terão papel importante nesse cenário. “O empresário mais antigo às vezes tem resistência, mas o filho dele que, daqui a cinco anos está assumindo, vai poder fazer as transformações necessárias para que o mercado continue em crescimento. Tudo isso, claro, desde que tenha trabalho da entidade, como a CDL e da capacitação dos empresários que estão no dia a dia na sociedade de Brasília.”.
Durante esta etapa, estiveram presentes importantes representantes do governo do Distrito Federal, incluindo o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Renda, Thales Mendes Ferreira. A Secretária Executiva da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Sueli Rodrigues de Sousa, participou representando o Secretário de Estado de Governo, José Humberto Pires. Também marcaram presença Cecin Sarkis Simão, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção do DF (Sindmac) e conselheiro fiscal da CDL/DF, e Gilmar André Beckmann, presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Distrito Federal (ACOMAC-DF). Além de associados e membros da diretoria da CDL/DF.
Em vias de sua conclusão, o projeto seguirá para suas etapas finais com a realização de mais duas palestras. Estas que visam aproximar o futuro e a relação entre varejo e tecnologia do empresariado brasiliense.