Câmara de Dirigentes Lojistas do DF contratou um estudo para avaliar o cenário do setor varejista até 2040

O estudo “O Futuro do Varejo no Distrito Federal – Horizonte 2030/2040” é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae DF). Como parte do estudo, a CDL-DF realizou, na última segunda-feira, 12, um fórum para coleta de opiniões com empresários associados à entidade, visando compreender o futuro do varejo nos próximos anos. Durante o encontro, foi realizada uma sondagem online ao vivo com os participantes.

O projeto da CDL-DF começou há 20 anos, com uma primeira pesquisa encomendada pelo presidente da entidade à época, Ennius Muniz. Naquele momento, houve uma projeção de cenário até 2024.

“A ideia agora é aproveitar a expertise e atualizar o cenário, antecipando tendências para os próximos anos, considerando dois períodos: até 2030 e até 2040. Esperamos que a pesquisa seja uma ferramenta essencial para o planejamento dos lojistas”, conta o atual presidente da CDL, Wagner da Silveira.

Entre os tópicos de discussão na pesquisa, está a necessidade de os pequenos negócios e o comércio de bairro se adaptarem às novas realidades. O coordenador e sócio da Neocom , empresa responsável pela pesquisa, Alexandre Ayres, lembra que houve uma mudança significativa nos últimos 16 anos, impulsionada principalmente pelas novas tecnologias. “A grande questão colocada hoje é a chamada Geração Z, que está revolucionando o mercado. Será que o pequeno comércio será capaz de atender as novas demandas?”, questiona Ayres.

Na sondagem realizada durante o primeiro encontro, o resultado apontou para um cenário pessimista para 2030 e um pouco melhor para 2040. Para o coordenador da pesquisa, “ter uma expectativa pessimista é interessante, porque provoca os empresários a buscarem novas ferramentas e novos caminhos, é educativo”.

Wagner da Silveira mantém uma visão otimista sobre o futuro. “Vai sobreviver quem inovar, quem conseguir se adaptar às novas realidades”, comenta o presidente. Ele destaca a Reforma Tributária como um marco significativo, comparando-a ao salto ocorrido durante a pandemia da Covid-19, que impulsionou o crescimento do e-commerce.

Para Ennius Muniz, responsável pelo primeiro projeto, “ter uma visão do futuro mexe com todos os empresários. É importantíssimo para a sobrevivência dos negócios encontrar dificuldades e melhorar as deficiências”.

“Para garantir um futuro próspero ao varejo, é essencial pensar em novas estratégias, novas formas de adaptação dos pequenos negócios e em uma nova abordagem para entender o consumidor emergente como sugerido pela iniciativa. “O Futuro do Varejo no Distrito Federal – Horizonte 2030/2040” será um legado da CDL para nortear do mercado local”, conta o presidente da CDL, Wagner da Silveira.

Estão previstos mais alguns encontros para levantar dados que irão compor o documento, que será transformado em um livro ainda em outubro de 2024.