Fundação CDL-DF se reúne com o Renapsi para tratar de saúde mental
Na sexta-feira, 14, representantes da Fundação CDL-DF e da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração – Renapsi se reuniram para discutir a criação de uma rede de apoio para um dos adolescentes acompanhados pela equipe técnica da Fundação, que está enfrentando problemas de saúde mental.
Durante a reunião, a equipe da Fundação CDL-DF informou que está provendo todo o suporte necessário para que o adolescente continue realizando consultas regulares no Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil, além de colaborar com a alimentação e a segurança social do adolescente e de sua irmã.
“A saúde mental é um tema fundamental e que merece toda a nossa atenção. Precisamos dar apoio aos jovens que estão enfrentando dificuldades emocionais e psicológicas, especialmente os que já enfrentam uma situação de vulnerabilidade social. Vamos trabalhar juntos para criar soluções que possam ajudá-los a superar esses desafios”, afirmou a presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasquez.
A Renapsi é uma Organização da Sociedade Civil que atua há 30 anos no Brasil para transformar a vida de jovens, empresas e da sociedade através de educação, trabalho e tecnologias inovadoras. A parceria com a Fundação CDL-DF tem o objetivo de oferecer apoio e suporte para o adolescente assistido pela fundação, buscando garantir que ele tenha acesso a tratamento adequado e a um ambiente acolhedor e seguro.
Instituição Vida Positiva promove festa para presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasquez
Na segunda-feira, dia 17, a instituição Vida Positiva realizou uma homenagem para a presidente Andrea Vasquez pelo seu aniversário, que fez questão de participar e retribuir a amizade que nasceu da parceria e do voluntariado. A comemoração foi realizada juntamente com a equipe da Fundação CDL-DF.
Este ano, além das crianças, adolescentes e colaboradores da Vida Positiva, o almoço de aniversário contou com a presença da mãe de Andrea, a Sra. Sueli Vasquez, e da amiga e voluntária da fundação, a Sra. Luciana da Silveira.
Como presidente da Fundação CDL-DF desde 2019, Andrea se dedica a garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social em todo o Distrito. Quem acompanha de perto o trabalho desenvolvido pela Andrea, garante que é feito com muito amor e energia.
“A Andrea é uma mulher inteligente, inspiradora e de uma alegria e energia contagiantes. Ela é sensível, afetuosa e comprometida em garantir os direitos sociais e fomentar políticas públicas. A Fundação não poderia ter outra Presidente”, comenta a psicóloga da Fundação CDL-DF, Thâmisa Almeida
Sua experiência com pautas sociais começou quando Andrea ainda estava na faculdade de Direito. Em 2001, teve a primeira experiência profissional atuando na Comissão de Direito da Mulher e, um tempo depois, assumiu a coordenação da Casa Abrigo, que acolhe mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.
Assim que se tornou presidente da Fundação CDL-DF, Andrea falou sobre sua experiência e o que significava assumir o cargo “Estar na fundação é poder atender à minha necessidade pessoal de realizar atividades que auxiliem pessoas em situação de vulnerabilidade. É retornar às raízes, mas agora com o diferencial da maturidade adquirida por todas as experiências de trabalho e de vida até então alcançadas”, disse na época.
Já se passaram quatro anos como presidente da fundação, e é notável sua dedicação e compromisso de fazer a diferença para a população do DF.
Fundação CDL participa de reunião na Casa Azul para conhecer projeto de arrecadação de recursos
Na última quinta-feira, 13, a Fundação CDL marcou presença em uma reunião convocada pela Casa Azul – Felipe Augusto, organização sem fins lucrativos que atua no combate às desigualdades sociais no DF. O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho prestado pela instituição à comunidade do DF, bem como seus projetos futuros e discutir a possibilidade de patrocinar o evento Feijoada da Casa Azul. que pretende arrecadar recursos financeiros para a manutenção e funcionamento da casa.
Localizada na região administrativa de Samambaia, a Casa Azul – Felipe Augusto oferece assistência no contraturno escolar por meio de atividades de incentivo à cultura, tecnologia, educação, formação profissional e ao esporte.
Fundação CDL-DF auxilia na geração de renda de mulheres com doação de retalhos para OSC Fênix
Na última quarta-feira,12, a Fundação CDL-DF realizou uma visita técnica à Organização da Sociedade Civil – OSC Fênix, localizada na região administrativa da Estrutural. A ação teve como objetivo doar retalhos oferecidos pela camiseteria Personalize, que serão transformados em bolsas, edredons, acabamentos para roupas e capas para almofadas.
A parceria com a Personalize foi estabelecida por meio da voluntária da fundação e esposa do presidente da CDL-DF Luciane da Silveira. “É preciso ter um olhar atento para pensar em como podemos impactar as famílias do DF a longo prazo, oferecendo oportunidades e meios para que a população possa se desenvolver. No caso da parceria com a Fênix, atuamos para que as mulheres possam continuar aprendendo um novo ofício e terem sua independência financeira”, comenta.
A organização Fênix oferta outros cursos profissionalizantes, como a confecção de absorventes ecológicos e de panificação. A presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasquez, reforçou a importância do voluntariado e da participação de todos da equipe da Fundação CDL-DF para cumprir a missão de garantir os direitos das crianças e adolescentes do DF, bem como a de sua família.
“O trabalho voluntário é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ver que a equipe da Fundação CDL-DF trabalhar de uma maneira proativa, buscando soluções para os desafios enfrentados na capital é o que garante o sucesso das ações e projetos desenvolvidos” destaca Andrea Vasques.
Fundação CDL-DF realiza doação para OSC Aconchego em apoio ao programa Família Acolhedora
A Fundação CDL-DF, em parceria com a TipTop, realizou doação de roupas, bolsas e sapatos para os pequenos que estiveram internados no Hospital Regional de Taguatinga, com sintomas de bronquiolite e posteriormente transferidos para a Família Acolhedora, programa desenvolvido pela instituição OSC Aconchego. A doação foi realizada na quinta-feira, 6, na sede da instituição, localizada na Asa Sul.
A presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasques, organizou os itens da Tip Top e entregou-os à equipe técnica da Fundação CDL, com o objetivo de garantir o direito integral dos bebês, além de atender os pequenos que requerem atenção especial.
“Devemos estar atentos às famílias que passam por dificuldades e que precisam de apoio, especialmente durantes esses períodos em que a proliferação de doenças respiratórias está em evidência. A Fundação CDL-DF está sempre pronta para ajudar e apoiar iniciativas como a do programa Família Acolhedora, que promove a proteção e cuidado para crianças afastadas temporariamente do convívio familiar”, destacou a presidente.
O programa Família Acolhedora é uma política pública protetiva que oferece cuidados individualizados em um ambiente familiar e afetuoso para crianças de 0 a 06 anos, do Distrito Federal, que estão temporariamente afastadas do convívio familiar.