A CDL Jovem DF realizou a 10ª edição do Papo de Empresário, nesta quarta-feira (22), na sede da CDL-DF, no SIA. A cada evento, um empresário de sucesso é convidado para compartilhar suas experiências com jovens empresários. Em edição comemorativa ao Mês das Mulheres, o evento contou com a participação da empresária, diretora da CDL-DF, mãe e avó Virginia Guimarães para compartilhar sua trajetória no mundo dos negócios.

O coordenador da CDL Jovem DF, Hugo Leite, destacou a importância de ter uma convidada mulher no Papo de Empresário. “A Virginia é uma inspiração dentro da CDL-DF. Nossa diretora é enérgica, criativa e trabalhou muito para conquistar um espaço sólido no mercado do DF. Sem dúvidas, a história empresarial da Virgínia incentiva muitos jovens a começarem seu próprio legado”, finaliza.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de surf wear, esportes e aventuras, Virginia é também uma referência por seu trabalho em entidades representativas do comércio e do empreendedorismo. Apesar do espírito empreendedor, a empresária nem sempre atuou no ramo dos negócios.

“Eu me formei em Direito, me tornei assessora jurídica em um ministério e, embora tivesse motorista à minha disposição, eu preferia, na maioria das vezes, voltar caminhando. E, enquanto fazia isso, a música que eu estava sempre cantarolando era ‘De repente, Califórnia’, do Lulu Santos. Meu espírito aventureiro e curioso foi essencial para eu me tornar empreendedora. Um dia, deixei minha carreira e agarrei a oportunidade de me mudar para o Estados Unidos. Fui morar na Califórnia, como na música do Lulu”, comentou Virgínia.

Mas o ramo de aventuras não foi a primeira aposta da empresária. Ao voltar para o Brasil, ela abriu uma filial da marca italiana de roupas e acessórios para bebês, Chicco. O empreendimento gerou mais despesa do que receita, fazendo com que Virginia tivesse de fechar a sua primeira loja.

“Eu enxergo que a escolha da praça de atuação não favoreceu as vendas do meu primeiro negócio. Estávamos em um local onde o público não consumia e pouco conhecia sobre os nossos produtos, além de ser uma marca que tinha produtos de preço elevado e com todas as complicações relativas à importação”, explicou.

Depois da primeira ideia, Virgínia voltou a empreender e abriu uma loja da marca californiana de Surf Wear, a Bad Boy, que já está no mercado brasiliense há 27 anos. A atuação no ramo de moda e aventuras inspirou Virgínia a criar uma etiqueta, a Mabuya.

Quando perguntada sobre as dificuldades de se firmar no mercado do varejo e ser mulher, Virgínia comentou que não teve maiores problemas. “Ser mulher só me fortalece. Eu brinco que eu gosto de ir em frente como um trator. São quase 20 anos trabalhando, lutando para conseguir dar conta das burocracias, altos tributos, além de pensar em coleções e aprender com a rotina diária”.

Em paralelo à gestão dos dois negócios, que juntos somam 15 lojas, Virginia desempenha um papel importante nas entidades representativas do comércio, trabalhando, há mais de 20 anos, em prol do desenvolvimento do setor.

“O networking sempre foi fundamental. Lembro que conheci o presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira, em uma pós-graduação. De imediato, ele me contou sobre a entidade e os benefícios de me associar. De lá para cá, já são mais de 20 anos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios”, comenta a empresária.

“Seja forte e corajosa”, foi com essas palavras que Virginia Guimarães aconselhou as ávidas empreendedoras.

“Fazendo uma comparação com outra paixão minha, o motociclismo, é preciso ter força de vontade para fazer acontecer. Aos 62 anos comecei a andar de moto. Na minha opinião, nada impede quem tem paixão. Isso serve para qualquer coisa”, finaliza.

“A cada encontro podemos aprender e ouvir o ponto de vista de empreendedores de sucesso no Papo de Empresário. Nesta quarta-feira, tivemos a honra de receber uma empresária da casa, para falar sobre o ambiente de negócios do DF, e também sobre a importância de participar de um coletivo e se juntar com pessoas que favorecem o crescimento pessoal e profissional de cada um. Este é o objetivo do nosso evento, trazer histórias inspiradoras para os jovens da capital”, comenta o presidente Wagner da Silveira Jr.

Autoridades do setor produtivo prestigiaram a 10ª edição do bate-papo. Estiveram presentes o presidente do Condese, Leonardo Ávila, presidente do Sindivarejista, Sebastião Abritta e o Presidente do Conaje, Marcus Mafía, a diretora de relações institucionais, Nara de Deus e a assessora da Fecomércio, Caetana Franarim.