Conteúdos sobre como montar empresas nas áreas de distribuição de bebidas, pet shop, corretora de imóveis, escritório de consultoria e papelaria foram os mais procurados por pessoas que desejam empreender. O resultado é de um levantamento a partir de buscas relacionadas à ideias de negócios em 2022, feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

No top 10 das atividades mais procuradas, estão também conteúdos sobre como montar drogarias, imobiliárias, padarias, empresas de reciclagem e minimercado. Leia a lista:

1. Como montar uma distribuidora de bebidas;
  2. Como montar uma loja de animais ou pet shop;
  3. Como ser corretor(a) de imóveis;
  4. Como montar um escritório de consultoria;
  5. Como montar uma papelaria;
  6. Como montar uma drogaria;
  7. Como montar uma imobiliária;
  8. Como montar uma padaria;
  9. Como montar uma empresa de reciclagem;
  10. Como montar um minimercado.

Segundo o Sebrae, os segmentos de centros de estética, lojas de cosméticos e perfumaria, serviço de frete e transporte de pequenas cargas, lojas de pague fácil e hamburguerias, que tiveram destaque em 2021, registraram queda no ano passado. Enquanto a alta procura por conteúdos sobre como montar distribuidoras de bebidas, lojas de animais ou pet shop e escritórios de consultoria se manteve em 2022.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a procura por hamburguerias caiu porque o segmento voltou ao seu ritmo de crescimento normal. Já a queda registrada na procura por conteúdos sobre serviço de frete e transporte de pequenas cargas está relacionada a volta das atividades depois da pandemia.

“Muitos consumidores que jamais haviam experimentado a modalidade de compra por meio de aplicativos, quebraram essa resistência ocasionando uma maior entrada de novos empreendedores interessados em explorar essa oportunidade. Esse serviço [delivery] não vai deixar de ser demandando, mas com a volta à normalidade, é natural que tenhamos um pequeno refluxo”, disse Melles.

Leia a lista de negócios mais procurados em 2021:

1. Como montar uma distribuidora de bebidas;
  2. Como montar uma loja de animais ou pet shop;
  3. Como montar um escritório de consultoria;
  4. Como montar um centro de estética;
  5. Como montar uma loja de cosméticos e perfumes;
  6. Como montar um serviço de frete e transportadora de pequenas cargas;
  7. Como montar um pague fácil;
  8. Como montar uma hamburgueria;
  9. Como montar uma papelaria;
  10. Como montar uma empresa de reciclagem.

Fonte: Poder 360º