Comerciantes do Distrito Federal estão otimistas com as vendas em 2023

Avanços no volume de vendas e na geração de empregos no setor, que teve o melhor resultado do ano, são alguns dos dados positivos apontados pela Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, no Panorama do Comércio.

O documento traz os números relativos a outubro de 2022, que apresentam crescimento no índice do volume de vendas de 3,2% no acumulado do ano, isto é, na comparação entre o período que vai de janeiro a outubro de 2022 e o mesmo período do ano anterior. Esse resultado ficou acima do observado na média nacional, que registrou crescimento de 1,0% nas vendas.

O Panorama do Comércio também destaca o momento do mercado de trabalho no Distrito Federal. Mais uma vez, os dados do Caged apontam um saldo de vagas positivo, com as admissões superando as demissões em outubro. No comércio, cerca de 1,7 mil vagas foram criadas, o melhor resultado desde o início do ano. Os dados mais recentes de desemprego, divulgados pelo IBGE, mostram que essa taxa vem caindo no DF, embora o percentual de desempregados permaneça acima da média nacional.

“O setor varejista está em ritmo de crescimento, e os empresários estão otimistas com o próximo ano”, comenta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Wagner Silveira Jr.
Sondagem realizada pela entidade mostra que 79,2% dos lojistas da capital esperam ter vendas maiores no mês de janeiro. Para 2023, o percentual de otimistas foi ainda maior: 83,3% disseram acreditar no aumento das vendas durante o ano que vem.

Para Wagner, as datas comerciais, como Black Friday, Copa do Mundo e Natal, são alguns dos motivos para a confiança dos lojistas em relação a este mês de dezembro e ao próximo ano. “Estamos vivendo um fim de ano movimentado, e isso aumentou a expectativa positiva em relação a 2023. Temos esperanças de superar as dificuldades e retomarmos o crescimento pré-pandemia em pouco tempo”, conclui o presidente.

Acesse o Panorama do Comércio no doc a seguir e também no site da CDL-DF – https://cdldf.com.br/1705-2/