Na quarta-feira, 29, o Banco Central (BC) divulgou, no Relatório de Inflação, a projeção para o crescimento da economia do Brasil, em 2022. A expectativa é positiva, com uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,7% para 2,7%.

No segundo trimestre, o PIB teve um crescimento de 1,2%, comparado aos meses de janeiro, fevereiro e março. O principal fator para que o Brasil tenha chegado nesse resultado foi o aumento do consumo das famílias, a retomada dos serviços presenciais e o avanço dos transportes de carga e de passageiros. Segundo o relatório, houve “revisão [para melhor] do cenário prospectivo para a atividade econômica nos próximos meses”.

Também nesta quarta-feira, o Ministério do Trabalho e Previdência publicou os dados relacionados ao aumento do número de empregos formais no Brasil. As Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged, mostraram que o país gerou 278.693 postos de trabalho no mês de agosto de 2022, uma variação de 4,56% no acumulado do ano.

A geração de empregos está relacionada diretamente ao aumento do PIB. O novo dado aumenta nossa expectativa de que o índice continue em pleno crescimento. As novas oportunidades de trabalho contribuem para o incremento da renda das famílias, o que contribui para o avanço da economia brasileira.

Seguimos otimistas de que o Natal de 2022 irá refletir o novo momento da economia local e nacional.

Neste domingo, dia 2, temos a obrigação cívica de ir às urnas escolher os nossos representantes para os próximos quatro anos. Vamos votar com consciência, elegendo candidatos que estejam alinhados com o compromisso de incentivar a iniciativa privada e de melhorar a economia do Brasil.

Votem com consciência e um excelente fim de semana!

Wagner da Silveira Jr

Presidente da CDL-DF