Na quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, a Fundação CDL-DF contemplou a Cooperativa Catamare com materiais provenientes da reforma da sede da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF). Dentre os objetos doados, estavam balcão, mesa, bem como os materiais que não foram utilizados na obra. Tudo, destinado para a sede da cooperativa. 

 

Localizada na região administrativa de Ceilândia, a Catamare – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do DF, formada apenas por mulheres, concentra suas atividades em coletas seletivas de lixo, empenhando-se na melhoria da condição social dos cooperadores.

 

 A fundadora da instituição, a Sra. Antônia Cardoso Abreu, começou com o projeto a partir das memórias de um período delicado de sua vida, onde esteve em situação de rua. Essa condição fez com que a Sra. Antonia formasse uma organização que fosse um suporte para as pessoas em vulnerabilidade social. 

 

“A Fundação CDL-DF se sente muito honrada e agradecida por poder contribuir para a Catamare ainda mais estruturada, com equipamentos e materiais de qualidade. A cooperativa tem todo o nosso apoio, além da nossa admiração pelo projeto e por toda sua história”, comenta a presidente da Fundação CDL-DF, Andrea Vasquez.

 

Desde  2006, a Catamare conta com a parceria do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU para a entrega de materiais para reciclagem. Com a pandemia da Covid-19, o repasse de material foi reduzido pelo SLU, prejudicando a demanda para reciclagem e agravando a situação financeira das mulheres que dependem da reciclagem para sua subsistência

 

Os/as empresários/as interessados/as em colaborar com a Coperativa Catamare podem entrar em contato com o telefone da Fundação CDL-DF (61) 9566-3305.