“Você precisa conciliar contexto, propósito e uma experiência adequada para conseguir, finalmente, alcançar os melhores resultados”, diz Carlos Busch, sócio executivo do Grupo Primo. A afirmação foi feita durante a sua participação no Varejo Summit, nesta quarta-feira (10).
Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.
Entenda melhor sobre cada pilar da Tríade do Protagonista:
Contexto
“As empresas nem sempre olham o contexto, estão preocupadas com os dados e não com os fatos, e o contexto serve para analisarmos os fatos que direcionam a gente para um comportamento”, explica Busch.
Segundo ele, cada cliente tem razões particulares que levam a uma tomada de decisão, ou seja, o contexto de cada um é diferente e varia o tempo inteiro. Um hotel coloca, por exemplo, o seu contexto sempre à frente do contexto do cliente. Você precisa esperar antes de ir para o quarto, porque para o hotel é mais conveniente.
Propósito
É a justificativa para o contexto. O propósito é o porquê se quer algo, a razão de ser e existir, o motivo para fazer aquilo, sempre buscando atender o seu contexto. “Quando seu propósito está alinhado ao contexto certo, sua empresa vai se destacar, seja regionalmente, nacionalmente ou mundialmente”, aponta Carlos.
Quando a Amazon foi criada, as pessoas procuravam as coisas no catálogo telefônico, e este era um dos contextos da época. O medo de comprar na internet era outro contexto daquele momento, e a Amazon começou a assumir o risco, aceitar devolução e reembolsar antes de receber os produtos de volta, e esse foi o seu propósito.
No caso do hotel, o propósito é que você não o roube, por isso, o contexto é favorável para ele e não para você. E isso é uma armadilha: quando o propósito é melhor para dentro do que para fora.
Experiência
A experiência é composta por quatro pontos:
1) Expectativa
A expectativa é responsável por gerar uma experiência satisfatória. Na prática, a empresa precisa direcionar a expectativa do cliente a fim de satisfazê-lo. Por exemplo, quando você entrega algo maior que a expectativa, certamente surpreenderá o seu cliente e causará um sentimento positivo e de aprovação.
2) Conveniência
A conveniência tem a ver com tempo e facilidade. Por exemplo, acelerar o processo do cliente, melhora a experiência.
3) Atenção
Atenção é a nova moeda do mercado, porque o consumidor é o protagonista do momento. Neste contexto, as empresas disputam sua atenção e precisam estar sempre em busca de atrair o cliente e criar caminhos para falar com ele.
4) Confiança
As empresas precisam estabelecer a confiança com os clientes e fazer com que eles acreditem nela. Para isso, é necessário saber se posicionar, dando argumentos e ofertando produtos e serviços consistentes.
“Lembre-se que no final do dia, o cliente vai esquecer quase tudo, menos a maneira como foi atendido e a sensação que sua loja despertou nele”, ressalta Carlos Busch.
Fonte: Varejo S.A
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