Nesta quinta-feira, a CDL-DF, em parceria com a Neocom, esteve na sede do Sindivarejista para dar continuidade à pesquisa “O Futuro do Varejo no Distrito Federal – Horizonte 2030/2040”. A palestra contou com o apoio de Sebastião Abritta, presidente do Sindivarejista, que auxiliou na reunião dos participantes desta etapa.
O encontro reuniu varejistas de diversos setores, que compartilharam suas percepções sobre a capacidade de adaptação do pequeno comércio aos desafios futuros. A consolidação dos resultados trouxe uma visão otimista. “É um resultado bem mais positivo do que eu esperava, ou seja, a gente está vendo empresários que têm grande confiança, tanto na prosperidade econômica quanto na sua capacidade de se adaptar a problemas no futuro.”, destacou Alexandre Ayres, coordenador e sócio da Neocom.
O presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira, ressaltou a importância da pesquisa para preparar o varejo para o longo prazo. Ele destacou que, além de ajudar na perpetuação dos negócios, o estudo oferece aos varejistas uma visão dos desafios que enfrentarão, incluindo a necessidade de evolução tecnológica. “Essa pesquisa ajudará o varejo a adotar uma perspectiva de longo prazo, possibilitando que o empresário se perpetue no mercado ou até mesmo explore novos ramos de atuação”, concluiu.
O estudo deve ser concluído no ainda no próximo mês e contará com a perspectiva e várias instituições sobre o futuro do setor varejista.