Gerentes e colaboradores do Sebrae contribuíram para a construção de cenários futuros
A pesquisa, encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) em parceria com o Sebrae, teve mais uma etapa realizada na segunda-feira (16). Desta vez, o estudo “O Futuro do Varejo no Distrito Federal – Horizonte 2030/2040” contou com a participação de gerentes e colaboradores do Sebrae DF. Durante a palestra, foram colhidas perspectivas para dois horizontes temporais: até 2030 e até 2040.
Como uma instituição voltada para o incentivo e desenvolvimento da atividade empreendedora no Brasil, essa etapa foi fundamental para o estudo. O coordenador e sócio da Neocom , empresa responsável pela pesquisa, Alexandre Ayres, acredita que essa fase traz uma visão crucial para a construção de cenários futuros. “O Sebrae é o principal ator de desenvolvimento do pequeno comércio, conhece profundamente as questões e tem uma vivência de campo”, comenta. O pesquisador complementa: “[eles] conseguem ver com uma visão consultiva qual é efetivamente a capacidade do pequeno comércio de superar essas questões que a gente está colocando aqui e de fazer uma construção positiva do futuro deles.”.
O encontro foi concluído com uma perspectiva positiva por parte dos participantes, com um cenário mais otimista para 2030 do que para 2040. O estudo completo está previsto para ser divulgado em outubro.