Fórum “O Futuro do Varejo no DF – Horizonte 2030/2040” reúne representantes de instituições de ensino para debater próximos passos de pesquisa sobre competitividade no comércio local .

Na terça-feira, 3 de setembro foi realizada mais uma etapa do fórum “O Futuro do Varejo no DF – Horizonte 2030/2040”. O evento contou com a participação de renomadas instituições de ensino, como Fundação Dom Cabral, Unieuro, Cruzeiro do Sul, IESB e UDF.

A pesquisa, realizada em parceria com a empresa especializada em estudos de mercado, Neocom, tem como objetivo formar uma visão clara do varejo brasiliense nos próximos anos.

A primeira edição da pesquisa foi realizada pela CDL-DF em 2004, e abrangeu 20 anos para conseguir uma visão do que era esperado para o período. “Essa pesquisa oferece perspectivas para que o empresário local se organize estrategicamente diante das mudanças do mercado.” comenta o presidente da entidade, Wagner da Silveira.

Segundo Alexandre Ayres, diretor da Neocom, a pesquisa tem dois pontos principais: a evolução da economia e do ambiente de negócios e a competitividade do pequeno comércio. Neste percurso, a pesquisa também busca entender o atravessamento da tecnologia na competividade do comércio local. “A ideia é ver como que o pequeno comerciante vai se adaptar às novas necessidades dos consumidores e às novas contingências para o futuro. Também analisamos como a tecnologia vai mudar o jeito de fazer compras e como as empresas vão reagir. A isso e como elas podem se tornar mais competitivas.”

Em uma análise parcial o futuro reflete desafios para o comércio não apenas regional, como global, entretanto a capacidade adaptativa do pequeno negócio a mudanças tecnológicas traz pontos positivos. “É reconhecida como tendência nesse estudo a capacidade de adaptação tecnológica do pequeno comércio. No passado, a gente já observa que o pequeno comércio se integrou de uma forma notável ao e-commerce e tem evoluído positivamente nas oportunidades de integração entre canais físicos e digitais.”

Dividida em quatro etapas, a pesquisa pretende fornecer uma visão a longo prazo do comércio e delinear os principais desafios. “A ideia principal desse estudo é que quando temos uma visão clara e bem pensada sobre o futuro, as pessoas, os dirigentes e as empresas envolvidas podem trabalhar de forma mais alinhada para que a gente possa ter mais chances de construir o futuro desejado no Distrito Federal.” comentou sobre o projeto.

A pesquisa segue para uma nova etapa dentro das próximas semanas e o estudo completo será divulgado em outubro desse ano.