Com a aproximação da data, Câmara de Dirigentes Lojistas do DF aposta em aquecimento do mercado varejista local

No Distrito Federal, o comércio está otimista quanto às vendas para o Dia dos Pais deste ano. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Wagner Silveira, embora o aumento em relação ao ano passado não seja expressivo, o varejo está confiante: “A expectativa do comércio é positiva, esperamos um crescimento entre 5% e 10% nas vendas brasilienses. O brasileiro sempre presenteia os pais, e os itens mais procurados são roupas, calçados e perfumes”. Sondagem realizada no DF apontou que 40% dos lojistas estão otimistas em relação às vendas para o Dia dos Pais.

Estudo divulgado nesta quinta, dia 1º, pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), realizado em parceria com a Offerwise Pesquisas, indica que aproximadamente 68% dos consumidores planejam presentear no Dia dos Pais deste ano. Isso significa que cerca de 110,9 milhões de pessoas, residentes nas capitais, devem comprar presentes para a data, celebrada no segundo domingo de agosto, dia 11. A estimativa é que sejam injetados aproximadamente R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro, com um gasto médio de R$ 230 por consumidor. A pesquisa também revela que cada comprador cogita adquirir, em média, 1,6 presentes.

Para Wagner Silveira, o Distrito Federal tem acompanhado o ritmo de vendas do Brasil nos últimos anos. “Estamos sempre em patamares próximos ou superiores em relação aos números do varejo brasileiro. Não será diferente em 2024, quando estamos vendo uma persistente, mesmo que tímida, onda de crescimento desde janeiro”, ponderou o presidente.

“O que gostaríamos é alertar para que os brasileiros priorizem as compras do comércio local. Precisamos movimentar os pequenos negócios, que são os que mais empregam no Brasil. O setor produtivo local faz a nossa economia girar”, conclui Wagner da Silveira.

Caso tenha interesse pelos números nacionais, a pesquisa da CNDL está disponível no link: https://site.cndl.org.br/1109-milhoes-de-consumidores-devem-ir-as-compras-para-o-dia-dos-pais-indica-pesquisa-cndlspc-brasil/

Já para números do mercado local, o site da CDL-DF tem o Panorama do Comércio local em https://cdldf.com.br/panorama-do-comercio/