Fundação em movimento: Capacitação para inclusão

Neste sábado, dia 13, mais de 30 jovens do Centro Social Formar, que fica na Região Administrativa de Arniqueiras, receberão o certificado de conclusão do Curso de Montagem e Configuração de Computadores, promovido pela Fundação CDL-DF.

A Fundação é o braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas e há quase quatro anos ajuda adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade do Distrito Federal a terem uma capacitação para o mercado de trabalho, como parte do Projeto Conectados. “Sempre tivemos uma preocupação com jovens que não podem permanecer nas instituições de acolhimento quando completam 18 anos. Esses meninos e meninas saem quase sempre sem perspectiva, sem local de moradia e sem trabalho”, conta a presidente da Fundação CDL, Andréa Vasquez.

Foi na pandemia que Andrea e o professor voluntário Alesson Queza perceberam uma oportunidade de contribuir para mudar esta realidade. A partir de então, a Fundação CDL fornece os equipamentos e uma equipe coordenada pelo professor ensina os jovens a montar, configurar e realizar a manutenção básica em computadores.

Para o presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira, “esta é uma iniciativa importantíssima para a sociedade, pois transforma a vida destes jovens. Alguns deles estão trabalhando hoje tanto na CDL quanto em empresas associadas. É um enorme motivo de orgulho para a Câmara de Dirigentes Lojistas”.

Desde o início do projeto, mais de 80 jovens de 13 a 17 anos já se formaram pelo Projeto Conectados.