O número de inadimplentes no Distrito Federal diminuiu -1,10% entre novembro e dezembro de 2023 no Distrito Federal. Os dados do SPC Brasil, que foram divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF) no início dessa semana, também apontam que, em relação a dezembro 2022, o total de endividados apresentou crescimento de 1,43%. Apesar do avanço, o resultado ainda foi menor do que a média nacional, que apresentou crescimento de 3,58%. No período, cada consumidor devia, em média, R$ 5.774,49.

Além disso, o levantamento indica que, apesar do número de endividados ser alto na região, o recuo da inadimplência ao longo de último ano reforça a expectativa de recuperação nas vendas do setor, que apresentou, de acordo com IBGE, recuo de 1% no fim do ano passado.

A realização de programa para auxiliar a quitação de dívidas dos consumidores, como o Desenrola e o Refis, foram essenciais para a redução da inadimplência no DF ao longo do último ano, assim como o aumento do número de empregos. É importante para o resultado das vendas de 2024 que o consumidor esteja com a saúde financeira em dia, ou ao menos com perspectiva de quitar seus débitos.

Nas próximas semanas, a CDL-DF divulgará o Panorama do Comércio com uma análise mais detalhada sobre os resultados das vendas do último trimestre do ano passado no Distrito Federal e das expectativas do varejo para os próximos meses.

Boas vendas!

Wagner da Silveira