Busca por promoções, 13º salário e falta de tempo são as principais desculpas dos “atrasadinhos”. Falta de planejamento pode trazer prejuízo financeiro para quem deixou para a última hora
Boa parte dos consumidores brasileiros deve manter a tradição de deixar as compras de Natal para a última hora. Um levantamento realizado nas 27 capitais do Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 15,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 11% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Para 50% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 27% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos ou da 2ª parcela do 13º salário e 20% alegam a falta de tempo.
“O ideal é sempre fazer as compras com antecedência para que o consumidor tenha tempo de pesquisar e negociar, além de uma maior oferta de variedade e preços de produtos. Mas para quem deixou para a última hora, é importante se manter atento aos valores dos presentes e não extrapolar os gastos. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa sem se deixar levar pelas emoções na hora dos gastos. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
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Fonte: CNDL