Tivemos excelentes notícias na última semana, dados da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo) mostram que o fluxo de visitantes em lojas físicas de todo o Brasil cresceu na Black Friday de 2023, em comparação com o ano anterior. Os estabelecimentos localizados nas ruas apresentaram alta de 10,5%, enquanto os de shopping centers aumentaram em 6% o fluxo de clientes.
Em relação ao volume de vendas, tanto lojas de rua quanto de shoppings também apresentaram alta na Black Friday de 2023 em relação a de 2022, com crescimento de 14% e 11%, respectivamente. Já o faturamento teve variação de 30% e 15%, para lojas de rua e shoppings centers. O ticket médio, por sua vez, subiu 14,5% e 4%.
A outra boa notícia, foi a derrubada do veto presidencial pelo Congresso Nacional ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores econômicos e de pequenos municípios até dezembro de 2027. O projeto prevê que a contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra entre 1% e 4,5% da receita bruta. Os setores de comércio e serviços são diretamente afetados pela medida. Afinal, entre os setores beneficiados, se encontram a confecção, vestuário, calçados, fabricação de máquinas e equipamentos e construção civil.
Agora é a hora de trabalhar. As vendas estão aquecidas para o Natal, ainda é um cenário distante daquele em que nos encontrávamos antes da pandemia, mas estamos nos recuperando pouco a pouco. Se tudo correr conforme o esperado, encerraremos esse ano com as finanças em dia.
Boas vendas!
Wagner Silveira
Presidente da CDL-DF