Iniciamos o último mês do ano com as expectativas voltadas para as festas de fim de ano, período crucial para o comércio do Distrito Federal. Apesar do otimismo do comércio, levantamentos apontaram que as vendas on-line na Black Friday não atingiram os resultados almejados. Ainda não foram divulgados os dados das vendas no comércio físico, estamos aguardando estas informações.
É relevante ressaltar que a decisão de estender a campanha ao longo do mês, ao invés de concentrá-la apenas na última sexta-feira, como na versão original, além das persistentes taxas de juros, que tornam desafiador para os comerciantes reduzirem os valores sem incorrer em prejuízos, podem ser um fator significativo para os resultados aquém do esperado em 2023.
Além disso, o aumento do endividamento das famílias, que registrou um crescimento superior a 6% no DF apenas no último mês, de acordo com os dados do Panorama do Comércio, também contribui para o desempenho desafiador das vendas. Diante desse cenário, torna-se imperativo que os empresários adotem estratégias eficazes para impulsionar as vendas no período natalino, com objetivo de alcançar melhores resultados no balanço do bimestre.
É essencial que os comerciantes estejam preparados para atrair os consumidores com ofertas atrativas e boas estratégias para fidelização. Neste contexto desafiador, a CDL-DF reforça a importância de inovação e criatividade para se destacar no mercado e superar as adversidades.
Desejo a todos sucesso nas suas iniciativas e que as vendas de Natal superem as expectativas, encerrando o ano com resultados positivos.
Boas vendas!
Wagner Silveira
Presidente da CDL-DF