No último fim de semana, a equipe da CDL-DF esteve em Petrópolis reunida com mais de 200 representantes do comércio varejista de vários Estados para participar da 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ) em parceria com a CDL-Petrópolis.

Durante os dias de encontro, pudemos trocar experiências com outros gestores e participar de discussões sobre temas que são de vital de interesse do setor varejista, como reforma tributária, tendências de consumo, sustentabilidade, inovação e gestão de pessoas.

Durante a abertura do evento, no dia 19, ocorreu a entrega de um manifesto, assinado por todos os presidentes das CDLs do Estado, além da Confederação e Federação Estadual das entidades, aos senadores Efraim Filho e Carlos Portinho. O documento traz as reivindicações do setor sobre a reforma, que começa a ser votada no Senado em outubro.

Nós, varejistas, precisamos demonstrar nossa preocupação com a oneração que as áreas de comércio e serviços possam sofrer em favorecimento de outros segmentos.  Defendemos uma reforma tributária ampla que corrija distorções e que permita o crescimento do setor produtivo para a geração de mais empregos e mais renda.

Foram dias de discussões extremamente proveitosas. Vamos trabalhar para construir um varejo mais forte!

Wagner Silveira