Número de desempregados cai de 12% para 8,7% e empresários pretendem investir no crescimento de seus negócios

O otimismo dos varejistas do Distrito Federal continua em alta. O varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos, materiais para construção e atacadista de alimentação e bebidas, registrou crescimento de 1,9% entre os meses de janeiro e junho de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. O cenário dos investimentos também deve crescer, pois 56% dos empresários pretendem investir em seus negócios nos próximos meses. É o que aponta o Panorama do Comércio do Distrito Federal, levantamento produzido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF).

Enquanto isso, o comércio varejista, que desconsidera segmentos específicos como veículos, materiais para construção e comercio atacadista, registrou uma pequena queda de 0,8%. O setor de serviço também avançou 5,2% no primeiro semestre de 2023.

As vendas de materiais para escritório, inclusive equipamentos de informática, registraram alta de 66%. O crescimento contrasta com o desempenho modesto dessa atividade comercial no país como um todo (0,7%). Enquanto isso, o setor de veículos, motocicletas, partes e peças no DF apresentou crescimento de 22,9%.

“O recuo do comercio varejista entre janeiro e junho desse ano, acompanhado do crescimento da venda de veículos e produtos de informática, sugere que o consumidor tem investido em bens de valor mais elevado. Apesar disso, a comparação entre junho de 2023 e o mês anterior mostra um avanço das vendas no DF tanto para o comércio varejista quanto para o conceito do varejo ampliado. Além disso, a taxa de desemprego do Distrito Federal recuou de 12,0% para 8,7%. O setor está otimista com os próximos meses de 2023”, afirma o presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira.

Além disso, em julho o número de negativados no DF recuou 0.98%. No país como um todo, o avanço do número de negativados foi de 6,79%, acima do registrado no DF, de acordo com dados do SPC Brasil divulgados no Panorama do Comércio.

A percepção dos comerciantes é de que as vendas aumentarão em agosto. O clima captado pela sondagem feita pela CDL-DF confirma esse otimismo. Segundo dados do Banco Central, o saldo de crédito às famílias do DF cresceu 3,4% nos primeiros seis meses de 2023, chegando a R$ 81,2 bilhões.

Clique aqui para conferir o Panorama do Comércio CDL-DF, realizados com dados do IBGE, do Banco Central e do IPEDF.