Começou essa semana o mutirão para negociação de dívidas com bancos e lojas de varejo, o Renegocia. Consumidores com contas atrasadas, de qualquer natureza ou valor e independentemente de sua renda, poderão recorrer aos órgãos de defesa do consumidor de estados e municípios a fim de negociar suas dívidas.

A iniciativa vai até o dia 11 de agosto. Não há valor limite para a dívida e nem restrição de renda dos consumidores que queriam negociar não apenas dívidas bancárias, mas também com lojas e serviços. Ficam de fora do programa apenas as dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, que não podem ser repactuadas.

É uma excelente notícia para nós, empresários. Ainda mais com a proximidade da chegada do Dia dos Pais. Levantamento realizado pela CNDL aponta que a data deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio e que 68% dos consumidores pretendem comprar presentes em 2023, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado. Mas a melhor notícia da pesquisa é que pelo menos 74% dos entrevistados pretendem fazer suas compras em lojas físicas esse ano. Ainda que seja um percentual um pouco inferior ao de 2022, mostra que o consumidor segue acreditando no comércio da sua cidade, do bairro, do local onde mora.

Um dado relevante é que quase 50% dos consumidores ainda deixam para comprar na última hora, nos dias mais próximos à data. Portanto, lojista, aproveite as próximas semanas e os programas governamentais de negociação de dívidas para oferecer promoções e outras vantagens para agradar e fidelizar os clientes.

Boa leitura e ótimas vendas!

Wagner Silveira
Presidente da CLD-DF