O Dia dos Pais está chegando, e os lojistas estão cautelosos em relação à data. É o que mostra o Panorama do Comércio, levantamento realizado mensalmente pela CDL-DF com comerciantes locais. Para as vendas na data, que este ano será no dia 13 de agosto, 33% dos comerciantes estão otimistas, enquanto apenas 13% manifestaram pessimismo. Para a maioria, 54% dos entrevistados, a expectativa é neutra.

Ao mesmo tempo, de acordo com o estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o índice de inadimplência apresentou uma pequena queda (1%), após meses de crescimento, e atinge hoje 66,65 milhões de brasileiros.

A recuperação é lenta, a pequena queda da inadimplência pode ser um reflexo da diminuição do desemprego e do aumento da renda no país. Mas há uma boa expectativa para os próximos meses, com a entrada em vigor de programas do governo que melhoram a oferta de crédito e a expetativa da queda de juros.

Apesar de se manter cauteloso, o empreendedor não pode recuar. É preciso trabalhar ativamente na otimização dos serviços neste momento de alta procura, principalmente as lojas de vestuário, acessórios, ferramentas e itens esportivos, que são os presentes mais tradicionais da data. É essencial que essas empresas se planejem para oferecer atendimento diferenciado e ofertas atrativas para conquistar e fidelizar o consumidor.

Boas vendas!

Wagner Silveira