Nesta última sexta-feira do mês, eu gostaria de destacar o lançamento da 17ª edição do Dia Livre de Impostos, uma ação que há quase vinte anos chama atenção para as altas cargas tributárias, para a enorme burocracia e o baixo retorno dos impostos arrecadados no país.  Durante a transmissão da live “Tudo sobre o DLI”, realizada no canal do YouTube da CNDL, lojistas receberam informações sobre as iniciativas que a CDL Jovem preparou para essa edição do DLI e puderam tirar dúvidas sobre como será a dinâmica do evento, que este ano será realizado no dia 25 de maio. 

A coordenação nacional da CDL Jovem apresentou o novo site, de dicas de como aproveitar a data para, além de conscientizar a população, angariar e fidelizar novos clientes.  

Os empresários que quiserem participam do DLI podem se inscrever até a véspera da ação, no dia 24 de maio. É importante reforçar que os lojistas vão vender produtos sem o percentual dos impostos embutidos para os clientes, mas esses impostos serão recolhidos pelos comerciantes. Os descontos para os consumidores só serão válidos no dia da manifestação, justamente para ilustrar o quanto se gasta em impostos, para adquirir um bem de consumo. Para quem não pôde acompanhar a live, ela está disponível no canal do youtube da CNDL. 

E na próxima segunda-feira, 1° de Maio, comemoramos o Dia do Trabalhador. A data é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o impacto que os altos impostos promovem na geração de empregos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de 2022, os brasileiros precisam trabalhar cerca de 149 dias, ou seja, até o dia 29 de maio, apenas para pagar os impostos e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Ainda nos resta um mês de trabalho totalmente destinado às contas da União. Uma carga tributária menor, mais bem distribuída, lojista e empresários em geral, poderiam criar mais empregos.  

Desejo um bom feriado e reforço que a CDL-DF está trabalhando para melhorar o atual cenário tributário brasileiro.  

Contem conosco!  

Wagner da Silveira Júnior 

Presidente da CDL-DF