Na quarta-feira, 26, a CDL Jovem DF realizou a reunião de alinhamento sobre o Dia Livre de Impostos, para definir as ações que serão desenvolvidas na capital federal para a 17ª Edição do Dia Livre de Impostos (DLI). A manifestação está marcada para o dia 25 de maio e os brasilienses vão poder participar de dinâmicas de conscientização sobre as altas cargas tributárias e a enorme burocracia do sistema tributário brasileiro.  

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) de 2022, os brasileiros precisam trabalhar cerca de 149 dias, ou seja, até o dia 29 de maio, apenas para pagar os impostos e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.   

O coordenador da CDL Jovem DF, Hugo Leite, comenta que é devido a esse cálculo que o DLI é realizado no mês de maio. “Usamos o mês de maio para enfatizar que é só a partir do quinto mês do ano, que o dinheiro do brasileiro é realmente dele.  O Dia Livre de Impostos é uma iniciativa que ocorre há quase vinte anos em todo o país, com objetivo de conscientizar sobre a forma como o cálculo tributário é configurado e a necessidade urgente de uma revisão”, comenta o coordenador da CDL Jovem DF, Hugo Leite.  

Para a 17ª edição, a CDL Jovem DF preparou duas ações de conscientização. No dia 22 de maio, a equipe do DLI no DF estará na rodoviária do Plano Piloto entregando caixas de chocolate para as pessoas que estiverem no local. Para receber o brinde, o participante vai precisar jogar um dado, que tem em cada face, percentuais para serem descontados da caixa de chocolate. A quantidade de doce retirada do pacote será destinada para a boca do Impostossauro, símbolo da campanha que representa o impacto destruidor dos impostos sobre o poder de consumo e do crescimento econômico.  

A tradicional ação com posto Jarjour, da 206 Norte, permanece no cronograma do DLI dos brasilienses. Como nas outras edições, o posto vai disponibilizar 10 mil litros de combustível sem os encargos do governo.  

Cada motorista pode abastecer até 20 litros, não sendo permitido o abastecimento em galões. A organização dos carros e das motos será feita a partir de uma única fila para carros, sendo proibido guardar lugar na fila para outra pessoa. A promoção começa às 7h da manhã e vai até as 14h, do dia 25 de maio, ou enquanto durarem os 10 mil litros. O desconto será sobre o valor médio do combustível, já que a política de preços da Petrobrás impede uma fixação prévia do preço que estará na bomba no dia da ação.  

O presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira Jr, chama atenção para a importância da adesão dos empresários ao DLI. “Os empresários de todo o país podem realizar seu cadastro de seus negócios no site do DLI até o dia 24 de maio. A participação do setor produtivo é muito importante para conscientizar a população acerca do tema, fazendo com que juntos possamos chamar a atenção das autoridades e trabalhar para uma reforma tributária justa e equilibrada”, comenta.  

Outros estabelecimentos comerciais também participarão da ação e os lojistas escolherão produtos que serão colocados à venda com redução de valores que variam de acordo com o segmento. Até o momento foram ativadas mais de 500 lojas no DF.  

É importante reforçar que os lojistas vão vender produtos sem o percentual dos impostos embutidos para os clientes, mas esses impostos serão recolhidos pelos comerciantes. Os descontos para os consumidores só serão válidos no dia da manifestação. Para mais informações sobre o Dia Livre de Impostos, acesse o novo site da campanha, lançado pela coordenação nacional da CDL Jovem ou assista a live “Tudo sobre o DLI”, disponível no canal da CNDL no Youtube.