Essa semana não foi fácil para nós, empreendedores. Desde a quinta-feira (16), o sistema de emissão das Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) vinha apresentando instabilidades. Recebemos inúmeros relatos de nossos associados e de outros empresários do setor produtivo. Na quarta-feira (22), me reuni com o secretário adjunto da Secretaria da Fazenda do DF (SEFAZ), Marcelo Alvim, para tratar do assunto.

Os problemas foram cessados na tarde do mesmo dia, 22. Os empreendedores são diretamente afetados pelas intercorrências com as NFS-e, uma vez que dependemos do serviço para o controle de nossos produtos e serviços. Em janeiro deste ano, a CDL-DF acompanhou dificuldades parecidas enfrentadas por empresários com as emissões das NFS-e. Na ocasião, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (Sefaz) esclareceu que os problemas se davam pela falta de requisitos prévios que não foram adotados pelos contribuintes na hora de acessar o sistema do ISS.

Ainda na quarta-feira, participei da reunião das federações do setor produtivo com o Governador Ibaneis Rocha. O encontro teve como objetivo parabenizá-lo pelo seu retorno ao exercício de gestor do DF, como deve ser, em respeito a decisão democrática da população da capital.

Continuaremos trabalhando e em diálogo com o GDF, para promovermos soluções que ajudem a impulsionar a economia local e contribuir para o desenvolvimento do comércio e da indústria.
Atenciosamente,

Wagner da Silveira Jr