A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, divulgou nesta sexta-feira, 17, um levantamento que aponta o aumento do número de inadimplentes no Brasil em janeiro de 2023. O resultado da pesquisa mostrou que 65,19 milhões de brasileiros estão endividados.

Embora o aumento seja menor em relação ao mesmo período do ano anterior, a porcentagem ainda é alta, correspondendo a 40,15% da população adulta do país. A pesquisa revela que as contas de água, luz e telefone são as dívidas mais comuns, seguidas pelos bancos e cartões de crédito.

“O aumento do número de inadimplentes no Brasil em janeiro tem um impacto direto na economia e no comércio do país. O cenário econômico instável e a inflação em alta, pode ser um dos motivos que dificultam o pagamento das contas para muitas famílias, mas se planejar e ter atenção aos cuidados com as finanças pessoais sempre será a melhor estratégia para evitar o acúmulo de dívidas”, comenta o presidente da CDL-DF, Wagner da Silveira Jr.

O levantamento da CNDL/SPC sobre o número de inadimplentes no Brasil em janeiro de 2023 teve como base os dados disponíveis nas bases de dados da CNDL e do SPC Brasil, que registram a variação anual de crédito, abrangendo as informações de capitais e interior de todos os 26 Estados da federação, além do Distrito Federal. Acesse aqui o levantamento completo: https://bit.ly/3S6KtOp