Nesta semana, a CDL-DF divulgou o primeiro Panorama do Comércio de 2023. O documento leva em consideração os dados cedidos pelo IBGE, Codeplan, Caged e Banco Central referentes ao mês de novembro do ano passado. O destaque do levantamento foi a alta de 3,3% nas vendas do varejo no período de janeiro a novembro de 2022, sendo o setor de “combustíveis e lubrificantes”, com a maior variação no acumulado do ano, de 19%.

Já o comércio foi o que mais criou vagas de empregos formais em novembro, oferecendo mais de 2 mil oportunidades de trabalho. A alta demanda das datas comemorativas de final de ano contribuíram para que houvesse o aumento nas contratações.

Para compor o Panorama do Comércio, a CDL-DF realizou uma sondagem com os lojistas da capital e constatou que há uma queda nas vendas de janeiro até agora. A tendência é de que o setor tenha uma movimentação menor nos estabelecimentos, uma vez que as festas de fim de ano e a reestruturação das finanças tornam os gastos dos brasileiros mais amenos durante o período.

O extrato da sondagem de janeiro não é motivo para desanimar os empreendedores. De acordo com o calendário de 2023, o ano está repleto de feriados. Ao todo serão 12 datas especiais que poderão movimentar o setor. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez uma projeção e espera que o período possa injetar até 2,1% no volume anual de receitas do setor.

É hora de aproveitar os feriados e pontos facultativos para atrair novos clientes para o seu estabelecimento, pensar em promoção que faça sentido com as datas e explorar ao máximo as oportunidades de faturamento. 

Conte com a CDL-DF! 

Wagner da Silveira Jr. 

Presidente da CDL-DF