Iniciamos novo mandato na CDL-DF, em 2023, com otimismo, embora o cenário econômico nacional, para este ano, ainda tenha alguns sinais de incertezas. A expectativa é que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente à Nação, em curto prazo, a definição das medidas que vão mover a atividade econômica brasileira.

No Distrito Federal, o otimismo está no horizonte, principalmente, porque os números da geração de emprego e renda trazem um cenário favorável. Segundo dados da última Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF (PED), do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a taxa de desemprego total diminuiu de 16,1% para 14,5%, entre novembro de 2021 e de 2022. Nos últimos 12 meses, o contingente de desempregados foi reduzido em 1,6%, como resultado do aumento do nível ocupacional, com a criação de mais de 37 mil novos postos de trabalho.

O governador reeleito, Ibaneis Rocha, já apresentou a composição do novo secretariado para a gestão atual. Desejamos aos novos secretários, assim como àqueles que continuam nas pastas, que tenham sucesso nas iniciativas a serem implementadas. A CDL-DF se coloca à disposição para contribuir com a nova gestão do GDF, objetivando sempre que o comércio varejista tenha um solo fértil para continuar desenvolvendo seus negócios.

Diante desses cenários nacional e distrital, nesta 1ª edição do E-lojista de 2023, a CDL-DF registra os votos de que este ano seja repleto de realizações e avanços para todos os brasileiros.

Wagner da Silveira Jr.

*Presidente da CDL-DF*