Nesta semana, tivemos a notícia sobre a nova fase do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe). Desde segunda-feira, 25, os empreendedores interessados em solicitar o empréstimo pelo Pronampe já podem procurar as instituições financeiras para conseguir desafogar seus empreendimentos.

Criado em maio de 2020, o programa busca auxiliar os micro e pequenos empreendedores afetados pela crise sanitária da Covid-19, oferecendo empréstimos com juros mais baixos e com prazo maior para o pagamento. Desde o início da pandemia, o Pronampe foi ajustado para melhor atender as necessidades dos empresários, sendo um programa permanente e, agora, alcançando também os microempreendedores individuais (MEI) e empresas de médio porte.

Outra mudança foi feita pela Receita Federal, foi a publicação da portaria determinando a necessidade do compartilhamento das informações do faturamento das empresas cadastradas, tudo digitalmente. Basta acessar o portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, e clicar em “Autorizar o compartilhamento de dados”. Somente após a validação, o empresário poderá negociar o empréstimo com a intuição financeira de sua preferência.

Para que a contratação de crédito seja bem aproveitada, a dica é se organizar e definir com muita cautela os próximos passos da sua empresa. Conte conosco para tirar suas dúvidas

Wagner da Silveira Jr.

Presidente da CDL-DF