O número de pessoas inadimplentes no país, em janeiro, manteve-se em 58,3 milhões, o mesmo número de dezembro passado. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma incorporação de 700 mil nomes. A região Sudeste concentra o maior número de inadimplentes (24,2 milhões), seguida pelo Nordeste (15,8 milhões); Sul (8,0 milhões); Norte (5,3 milhões) e Centro-Oeste ( 5 milhões).

Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o levantamento, 39% da população brasileira adulta integra a lista de devedores em atraso, que enfrentam, como consequência, dificuldades para comprar a prazo ou obter crédito.

No clima de que “é preciso ter opinião para tudo nas redes sociais”, um pequeno negócio pode se sentir tentado a se posicionar sobre temas polêmicos, que vão desde igualdade de gênero até questões políticos, como ser a favor ou não de um impeachment.

Consultores ouvidor por EXAME.com concordam que tomar partido é sempre uma escolha, e não dever, de uma empresa. Portanto, deve ser algo que realmente faça sentido para o negócio. Mas, em geral, alertam, o risco não compensa.

No dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou queda de 6,2% nas vendas do varejo, o pior resultado desde 2011, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tentou minimizar os dados, pois afirmava que haveria melhora do varejo em dezembro, o que não ocorreu de fato. 

“A recuperação está consistente. O que eu disse foi que os índices antes antecedentes, indicadores de atividade no primeiro trimestre já tinham sido positivos no último. Não foi o consumo, que é a ponta da cadeia, mas os indicadores antecedentes são o início, como a produção do papel ondulado, que é usado para embalagens, pacotes, etc. e que serão usados na produção do mês seguinte no trimestre seguinte”, afirmou Meirelles, citando  outro exemplo de melhora, que é o aumento do pedágio das rodovias. 

Dúvida do leitor: Tenho uma empresa de venda de softwares. Qual é a melhor forma de comissionar os meus vendedores?

 Quando o assunto é remuneração da força de vendas, a discussão é tão ampla quanto a criatividade dos gestores em criar métodos para compensar os vendedores pelas vendas realizadas.

A recomendação importante quando você for estudar a forma de remunerar seus profissionais de vendas é criar planos de remuneração que estimulem os comportamentos para realizar os objetivos de sua empresa em termos de receitas.

Até pouco tempo atrás, sinônimos de tecnologia disruptiva eram os aplicativos de transporte, as redes sociais e as mensagens instantâneas. Ninguém nega, aliás, a revolução que essas ferramentas provocaram no dia a dia de bilhões de pessoas. Mas é somente agora que a grande disrupção ameaça ocorrer. Isso porque ela chegou tanto ao chão de fábrica (com a automação) como ao varejo. Em ambos os casos, traz uma promessa de ganhos parrudos de produtividade.