Negociações entre fornecedores e revendedores devem ser bem construídas e estruturadas para o sucesso de um negócio, especialmente no mercado com margens tão apertadas, como o de distribuição de TI. Esse é um fator de grande importância para a prosperidade dos estabelecimentos, pois o caminho de aquisição de mercadorias, preços competitivos, prazos de pagamento e entrega influenciam na gestão do estoque e lucro da empresa. É muito importante uma negociação seja satisfatória para distribuidor e revendedor, e a empatia é, sem dúvida, um ingrediente essencial nessa relação.

O principal imposto incidente sobre as operações do comércio varejista é o ICMS, devido aos estados e sujeito à legislação de cada um deles – podendo ser de até 18% no estado de São Paulo, com redução para alguns tipos de comércio –, mas não é o único. Incidem também o IRPJ, PIS/Cofins, INSS Patronal e FGTS, que correspondem a 8% sobre a remuneração de funcionários, entre outros encargos comuns a todos os estabelecimentos comerciais do Brasil.

Manter o padrão de vida durante a aposentadoria é o desejo de muito brasileiros, principalmente entre os que se preparam para essa fase. Mas para isso, algumas vezes é necessário abrir mão de gastos supérfluos ou abrir mão de algum sonho de consumo. É o que revela pesquisa realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O levantamento aponta que 88% dos entrevistados que se preparam ativamente para a aposentadoria afirmam fazer adaptações no orçamento para garantir que a reserva seja suficiente.

Tecnologia é tudo aquilo que amplia uma capacidade humana. Pode ser um invento simples ou complexo. Há tecnologia na roda, no martelo, no carro, no aplicativo e em quase tudo mais que nos cerca. Esses aparatos nada mais são do que instrumentos para intervirmos no mundo de modo mais preciso e, assim, produzirmos aquilo de que carecemos.

O setor de vendas diretas deve crescer 3% em 2018, faturando cerca de R$ 46,5 bilhões. Embora essa atividade comercial tenha se consolidado no Brasil desde a década de 1940, o modelo experimenta agora um processo de transformação digital e tenta se adaptar à mudança no perfil de revendedores.