Ter uma equipe treinada e qualificada pode significar grandes ganhos para o comércio. Além de incrementar a produtividade e a rentabilidade, traz diferenciação entre os profissionais, e, consequentemente, nas lojas em que trabalham.

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, Antônio Xará, com treinamento e capacitação de pessoal, a loja se torna mais atraente para o consumidor, além de estar preparada para todos os perfis de consumidores, para novas tendências e oportunidades de negócios.

Na última quinta-feira (16), a capital federal recebeu o primeiro evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), cujo objetivo é fortalecer o setor por meio de capacitação e da proposição de políticas públicas. A ação faz parte de convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae nacional), e ocorreu na sede da CDL-DF.

Para o presidente da entidade local, José Carlos Magalhães Pinto, o PNDV é uma excelente oportunidade para os varejistas alavancarem os negócios e conhecerem os clientes. “É uma honra sediar o lançamento em Brasília, e o programa ainda vai chegar a mais 11 capitais”, disse. O superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira, ressaltou que “o modelo de negócios mudou, e mudou para melhor”, graças à tecnologia.

Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Consumidor, e várias lojas oferecem promoções e condições especiais de pagamento em homenagem à data. O presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, está otimista com as vendas, mas lembra que, em tempos de dificuldade econômica, é preciso consumir com consciência.

A economia apresenta sinais de melhora, e o número de inadimplentes do DF caiu 4,62% em fevereiro deste ano, em relação ao total registrado no mesmo mês do ano passado, enquanto no cenário nacional, a média foi de leve aumento: 0,41%. Com a injeção de cerca de R$ 792 milhões na economia da cidade, oriundos dos saques de contas inativas do FGTS, iniciado na última sexta-feira (10), José Carlos defende a tese de que o primeiro passo deve ser quitar dívidas e negociar juros. “Esse recurso extra será uma boa oportunidade para muitas pessoas limparem seus nomes ou ao menos iniciarem a quitação de dívidas, além de comprarem produtos que fazem parte da lista de desejos de qualquer consumidor”, aponta.

Na próxima quinta-feira (16), Brasília recebe o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil. O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF).

Para o presidente da entidade, José Carlos Magalhães Pinto, trata-se de uma oportunidade única para os lojistas (de micro, pequenas e mesmo grandes empresas) da capital. “Esperamos pelo menos 60 empresários da cidade, que vão poder entender melhor o consumidor brasiliense, conhecer ferramentas tecnológicas e, assim, se adaptar e começar a implantar a inovação nos negócios”, ressalta.

Decoração cor de rosa e distribuição de flores ainda fazem parte das homenagens do comércio ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março. No entanto, os lojistas mais antenados sabem que é preciso ir além das ações clichê para atender aos interesses da mulher moderna e, assim, abrir novas oportunidades de mercado.

A diretora de lojistas de shopping da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), Adriana Ricci, explica que o comportamento da mulher na sociedade mudou, e o comércio necessita acompanhar essa transformação. “Até o fraldário dos shoppings, que antes ficava dentro do banheiro feminino, agora fica em um local onde os homens também podem entrar para cuidar dos bebês. Quem não se atualiza fica para trás.”