Fonte: Unsplash


Segundo o Panorama do Comércio, houve um aumento de
9,7% no número de consumidores negativados no Distrito Federal em fevereiro de 2025, aliado à alta reincidência de devedores. Isso acende um alerta para o setor varejista e para a economia local. O percentual de reincidência no DF, de 87%, segue a tendência nacional e aponta para um cenário de fragilidade financeira entre os consumidores. 

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) reforçam essa preocupação: 85,88% das negativações em fevereiro no país foram de consumidores que já haviam estado inadimplentes nos últimos 12 meses. Dentre eles, 65,44% ainda não tinham quitado dívidas anteriores, e 20,44% voltaram a atrasar contas após regularizar sua situação recentemente. 

Ainda segundo a pesquisa, o tempo médio entre a quitação de uma dívida e um novo atraso é de 73 dias. Isso significa que, mesmo após negociar débitos antigos, muitos consumidores voltam a enfrentar dificuldades financeiras rapidamente. 

Apesar desse quadro desafiador, o indicador da CNDL e do SPC Brasil aponta uma queda de 7,51% no número de devedores reincidentes no Brasil nos últimos 12 meses. Esse dado sugere que, embora a reincidência ainda seja alta, há um movimento de melhora na gestão das dívidas em nível nacional, o que pode indicar uma tendência futura para o DF. 

O crédito mais restrito pode impactar o consumo, e a reincidência na negativação mostra que muitas renegociações não são sustentáveis. No entanto, a redução de reincidentes no Brasil indica espaço para recuperação. Com estímulos ao consumo e educação financeira, podemos equilibrar esses desafios e manter o setor aquecido em 2025.” Conta o presidente da CDL/DF, Eduardo Rodrigues. 

 

Fonte: CNDL/SPC Brasil

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