Nesta semana, a CNDL divulgou uma pesquisa muito interessante sobre a avaliação dos brasileiros do resultado econômico do ano passado, suas perspectivas para o novo ano e avaliações das políticas de incentivo ao crescimento econômico do país. Para os brasileiros, saúde pública, redução de impostos e controle da inflação devem ser prioridades do governo em 2024.
O levantamento realizado mostrou que a maioria, 61% dos brasileiros, estão otimistas em relação ao cenário econômico do país em 2024. Enquanto 15% aguardam um cenário econômico igual a 2023 e 12% esperam a piora da economia.
O levantamento apontou ainda que, apesar de as ações do governo federal para incentivo ao crescimento da economia dividirem a opinião dos entrevistados, os otimistas são maioria e, entre eles, 49% esperam que haja crescimento econômico e 24% acreditam que o governo conseguirá realizar as reformas que o país precisa.
Os dados da pesquisa contribuem para fortalecer o discurso que o setor do comercio tem adotado há algum tempo: o Brasil precisa urgentemente de taxas de juros mais baixas e do controle da inflação. O crescimento do número de endividados no DF e no país como um todo, assim como o número de brasileiros preocupados com o próprio futuro financeiro em 2024, que chegou a 92% dos entrevistados pela pesquisa, demonstra que é necessário rever o quanto antes as políticas tributárias do país.
Pudemos ver nos últimos anos uma queda da renda dos brasileiros, apesar da uma diminuição no número de desempregados, a renda da população ainda é baixa, e isso impacta diretamente seu poder de compra. Principalmente no cenário atual, com altas cargas de juros e de tributos.
Nós, da CLD-DF, mantemos nosso compromisso de trabalhar para defender os interesses do setor, para que possamos conquistar condições mais favoráveis para a recuperação econômica tão necessária para o país.
Boas vendas!
Wagner Silveira
Presidente da CDL-DF