Com o enfoque “Tempos pandêmicos e a previsão pós pandemia”, o Sebrae/PR disponibiliza o Guia de Tendências 2022-2023. Destinado aos empreendedores das micro e pequenas empresas, a publicação apresenta as transformações de mercado no pós-pandemia.

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data que celebra e incentiva o protagonismo de mulheres à frente de pequenos negócios. A data foi criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma iniciativa liderada pela ONU Mulheres, que ficou a cargo de reunir mais de 150 países, empresas e instituições em busca de apoio a esse público e contra a desigualdade salarial no ambiente corporativo.

O gerente-executivo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Daniel Sakamoto, participou no fim da tarde de ontem (9), da live “A era do crédito pós-pandemia”, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Durante o evento virtual, Sakamoto fez um apanhado sobre a situação econômica brasileira e as tendências para o comércio em 2022. “Pesquisas recentes feitas pela CNDL e o SPC Brasil nas principais datas comemorativas deste ano, mostram que o varejo tem retomado lentamente os patamares pré-pandemia, mas ainda não é suficiente para recuperar o prejuízo deste 1,5 ano de forte pandemia”, disse Daniel Sakamoto.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quinta-feira (11), em evento no Palácio do Planalto, que o governo decidiu desonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia por mais dois anos. Esses 17 setores são os que mais empregam na economia brasileira. A desoneração perderia a validade no fim deste ano. Na quarta (10), o deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) protocolou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração.

O 13º salário é um alívio para o bolso dos consumidores e para o comércio. Muitas pessoas utilizam esse dinheiro extra nas comemorações de fim de ano, movimentando a economia. Segundo pesquisa feita pela CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise, neste ano, 33% dos trabalhadores pretendem comprar presentes de Natal. A data, tem uma grande importância para as famílias, deve ter ainda mais destaque neste ano já que, no ano passado, por conta da pandemia, as comemorações em família e grandes confraternizações com amigos praticamente não puderam acontecer.