O mês mais importante do ano para o varejo chegou. Mesmo com o orçamento apertado, boa parte dos brasileiros não abre mão de garantir os presentes de Natal. O momento ainda é desafiador, mas é natural que o mercado aqueça no final do ano e este período costuma movimentar todos os setores: brinquedos, vestuários, cosméticos, eletrônicos e alimentos. A expectativa é que o movimento em bares e restaurantes, um dos segmentos mais afetados pela pandemia, aumente com as confraternizações e festividades que o final do ano traz.


Ainda dá tempo de preparar sua loja para oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível. O Natal é uma data afetiva para as pessoas. Então, capriche na decoração; crie promoções temáticas, com sorteios de cestas, produtos ou vale-compras; ofereça brindes, variedade de opções de pagamento e atendimento de qualidade. As lojas costumam ter um movimento maior e é essencial ter mão de obra para atender à demanda.
Planejar-se com antecedência não garante que problemas não surgirão, mas a agilidade para resolvê-los pode fazer a diferença. E lembre-se de que a segurança dos seus clientes e colaboradores ainda é indispensável; continue adotando os protocolos contra a Covid-19.
Boas vendas!

Wagner Silveira Jr.
Presidente da CDL-DF