O Dia dos Namorados de 2021 foi uma injeção de ânimo no comércio. Pesquisa da Cielo, uma das grandes companhias de serviços financeiros do país, aponta que “na Semana do Dia dos Namorados1 em 2021, o varejo total apresentou crescimento de 31,7% frente ao mesmo período do ano anterior, voltando ao patamar de 2019”. O resultado traz esperança para o setor, sentimento reforçado pela entrevista de Abilio Diniz desta semana, em que afirma que “momento não é de retomada, mas de explosão na economia”. Para o empresário, os negócios estão aquecidos.

Estava na pauta para votação na Câmara dos Deputados esta semana a Medida Provisória (MP) 1040/21, que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o ambiente de negócios. A votação não ocorreu, mas seguiremos acompanhando de perto.

Esta semana, o governador Ibaneis também autorizou novas medidas de flexibilização em escolas, clubes e academias. Após praticamente 15 meses de pandemia, com um setor duramente atingido pela crise, ver perspectiva de melhores de curto e médio prazo é não só um alento e uma oportunidade para todos nós, do setor varejista.

É momento de retomada, mas também um período que exigirá atenção e cuidados redobrados, para que não haja risco de nova alta no número de casos. As medidas sanitárias, como o uso da máscara, do álcool gel e do distanciamento social em todos os estabelecimentos devem continuar a ser respeitadas. Não esqueçam de manter os times de venda atentos a isso.

Vamos em frente e boas vendas!

Wagner Silveira Júnior
Presidente da CDL-DF