Um novo ano chegou, planeje suas ações! Os feriados e datas comemorativas ao longo do ano, se planejados com antecedência, podem fazer toda diferença nas suas vendas. Por isso, a CDL-DF preparou uma lista com as principais datas comemorativas de 2021 para você planejar bem seu ano, treinar sua equipe e aquecer suas vendas. E se você ainda não adotou mecanismos de venda on-line, não perca mais tempo, aproveite o novo ano para implementar ou para aprimorar suas plataformas digitais de venda. O comércio eletrônico fez muito sucesso ano passado e deve continuar crescendo em 2021.

Fevereiro

Carnaval
Ideal para as lojas de fantasias e adereços aquecerem as vendas. O carnaval de rua e os tradicionais desfiles foram cancelados em 2021, mas não desanime! As famílias ainda podem festejar e brincar em casa. Ainda é possível se organizar e aquecer as vendas nesse período com as fantasias infantis e adereços de carnaval.

Março

8 Dia Internacional da Mulher/Mês da Mulher
A data pode ser aproveitada para impulsionar venda de uma grande variedade produtos. Aproveite a oportunidade para mostrar aos consumidores que sua empresa respeita e valoriza as mulheres. Realize ações voltadas para suas funcionárias também. É importante demonstrar para o consumidor que as colaboradoras da sua empresa são devidamente reconhecidas.

15 Dia Mundial do Consumidor
A data é uma oportunidade para mimar o consumidor. Planeje ações. Seja generoso nos descontos e benefícios. É importante começar a campanha com antecedência.

4 Páscoa
Nessa data as vendas de doces e chocolates são aquecidas. Procure investir também na decoração. A experiência do cliente vai ser ainda melhor com um ambiente combinando com a data.

9 Dia das Mães
A data é queridinha dos empresários, e não é para menos, o primeiro domingo de maio é apontado como a segunda data mais importante do varejo nacional, atrás apenas do Natal. Invista em publicidade, campanhas e promoções para atrair o público.

16 Dia dos Namorados
Outra data com alta de vendas, especialmente para as lojas de roupas e sapatos, perfumarias, chocolates e eletrônicos. Capriche nas promoções e na divulgação.

Julho
16 Dia do Comerciante
O dia é do comerciante, por que não comemora com os clientes? A data é mais uma oportunidade de realizar promoções para atrair mais clientes.

8 Dia dos Pais
Outra data tradicional que pode ser aproveitada. Em agosto, os clientes vão às lojas à procura de produtos como itens de vestuário masculino e perfumaria. Organize sugestões de presente. Monte kits interessantes com preços especiais.

7 Semana do Brasil
A Semana do Brasil tem o objetivo de unir todo o comércio e o varejo nacional para uma ação que garanta o aquecimento das vendas e movimentação da economia. Procure se informar sobre a data. Não fique de fora!

15 Dia do Cliente
Mais uma oportunidade de conquistar seu cliente com um planejamento de vendas para chamar atenção para o seu negócio.

12 Dia das Crianças
A data é marcada pelo aquecimento no comércio de brinquedos. Sua empresa aproveita todas as oportunidades que essa data pode trazer? Invista em decoração especial, com a temática da data. Considere participar de uma ação social. Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças. Ofereça brindes especiais.

26 Black Friday
A BF é só no final do mês, mas novembro é conhecido no Brasil por ser o mês dos descontos. Aproveite o mês inteiro para realizar campanhas e promoções. Planeje essa data com antecedência, garanta seus estoques e seu suporte ao cliente. Muitas reclamações de pós venda podem diminuir a credibilidade da sua empresa para os possíveis consumidores.

Dezembro
25 Natal
Invista em ações nas redes sociais. Considere aumentar o investimento para impulsionar as publicações. Apresente para seus clientes sugestões de presentes nas redes sociais e via e-mail marketing. Planeje ações especiais para os melhores clientes do ano, fidelizar é muito importante. Os sorteios de fim de ano também podem ser uma boa ideia.