Neste mês, o projeto Cativando Sorrisos completa seis anos de trabalho no Distrito Federal. Iniciativa da Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, CDL-DF, trata-se de um programa que oferece tratamento dentário gratuito para crianças e adolescentes em situação de risco social. Do lançamento, em 2011, até o fim do primeiro semestre deste ano, foram atendidas, ao todo, quase 4,5 mil pessoas, e realizados mais de 42 mil procedimentos.

O atendimento é móvel, feito em um consultório montado dentro de uma van, que conta com duas dentistas e uma auxiliar de serviço bucal. Os profissionais visitam creches e abrigos de diversas regiões administrativas do Distrito Federal e deixam o veículo estacionado no local pelo tempo necessário para tratar todas as crianças e adolescentes atendidos pelas instituições.

O procedimento realizado com mais frequência, segundo o presidente da Fundação CDL-DF, Diógenes Taroni, é a remoção de cáries. “Muitas crianças têm vergonha de sorrir, pois nunca foram a um dentista na vida e apresentam diversos problemas bucais. Nosso propósito é aprimorar a saúde e, também, a autoestima delas”, explica.

Em 2016, o projeto foi a Taguatinga Norte, Estrutural, Ceilândia Norte, Samambaia Norte, Guará e Caub II. Entre as instituições beneficiadas, estiveram a ONG Viver, a Creche Estrela Guia, a Casa da Criança Batuíra e a Sociedade de Amparo ao Menor Casa do Caminho. Atualmente, a van do Cativando Sorrisos está realizando atendimentos no Riacho Fundo II e, em seguida, irá para São Sebastião.

O projeto se mantém graças a doações esporádicas e regulares. Qualquer pessoa ou empresa pode se tornar um sócio ou uma sócia benemérita da Fundação, doando a quantia que puder mensalmente. “O tratamento de cada criança custa, em média, R$ 250. E, claro, quanto mais doações e parcerias, mais  consultas e procedimentos poderão ser feitos e mais vidas alteradas”, sinaliza o presidente.

Serviço

Para doar ao Projeto “Cativando Sorrisos”, basta fazer um depósito ou transferência bancária de qualquer valor.
Conta corrente: 422703-4
Agência: 2883-5
Banco do Brasil
CNPJ: 00967526/0001-45